• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MBA14

Direção Estratégica de Pessoas

Código: MBA14    Sigla: DEP

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MBAEX Plano de Estudos 2020 4 24 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 24,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Serão ministrados princípios científicos de Organização e desenvolvimento de recursos humanos necessários para o suporte estratégico da gestão nas organizações, num contexto competitivo e global. Alinhamento das politicas de recursos humanos a partir do planeamento estratégico da organização e implementar as medidas que contribuam para a melhor gestão numa completa articulação com a visão organizacional.
Identificar e caracterizar a Gestão das pessoas como um processo de influência social no qual se procura obter a participação voluntária dos colaboradores da organização num esforço para atingir os objetivos estratégicos pré-definidos.
Serão ministradas as teorias científicas mais desenvolvidas, desde a abordagem da gestão de pessoal á gestão das pessoas, a evolução das práticas organizacionais, a contribuição da gestão de recursos humanos para o valor organizacional, a dimensão cultural das organizacões em contexto globais, os mecanismos de atração de pessoas, a dimensão da marca do empregador, as lógicas de avaliação de desempenho e competências alinhadas com os objetivos organizacionais, os planos de carreira e sucessões que visem a manutenção e o desenvolvimento das organizacões, a importância do Plano de recursos humanos.
Serão ainda ministrados conhecimentos sobre a importância dos sistemas de informação na gestão de recursos humanos, no contexto atual e global. 


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Proporcionar a compreensão dos conceitos de gestão de Pessoas;
b) Proporcionar a compreensão do conceito da organização e desenvolvimento das pessoas;
c) Compreender em que medida é que as politicas de gestão de recursos humanos explicam o desempenho dos grupos e das organizações;
d) Proporcionar o conhecimento das teorias explicativas dos fenómenos associados á gestão internacional de recursos humanos;
e) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional;
f) Proporcionar a compreensão das práticas de recursos humanos para o desenvolvimento pessoal e organizacional;
g) Analisar as principais abordagens que tentam explicar o sucesso empresarial;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
a) Proceder à realização de um diagnóstico diferencial dos conceitos de organização e desenvolvimento de recursos humanos;
b) Desenvolver competências de melhoria dos níveis da gestão das pessoas em contextos organizacionais, promovendo o seu envolvimento;
c) Melhorar os processos de gestão de recursos humanos alinhados com a estratégia organizacional;
d) Intervir ao nível das melhores práticas de gestão de recursos humanos;
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares na procura do conhecimento organizacional;
f) Desenhar e realizar um conjunto de ferramentas técnicas da atividade de recursos humanos;
g) Reflectir e actuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização, enquanto gestor de recursos humanos.

Programa

1) Parte I ¿ Enquadramento Estratégico de Gestão de Pessoas
a) Bases Conceptuais de Gestão de Recursos Humanos;
b) Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional;
c) Estrutura e Missões Estratégicas da Atividade de Recursos Humanos;

2) Parte II ¿ O Planeamento de Recursos Humanos
a) Desenho Organizacional, Análise e definição funcional;
b) Alinhamento entre Estratégia e Planeamento de RH;
c) Desenvolvimento Organizacional;
d) Planeamento de Recursos Humanos e a avaliação da performance organizacional e individual;
e) O Plano de Recursos Humanos;

3) Parte III¿ Fatores Críticos de Sucesso na Gestão de Pessoas
a) A Cultura Organizacional;
b) Gestão Intercultural/Internacional de Recursos Humanos;
c) Processo de Comunicação como estratégia de gestão de pessoas;
d) Gestão do conhecimento;
e) Sistemas de Informação no suporte á Gestão de RH;
f) Os Sistemas e as Normas aplicáveis á Gestão de Recursos Humanos;
g) Boas práticas de Gestão de Recursos Humanos.

Bibliografia Principal

CAMARA, P. B. e GUERRA, P. B. e RODRIGUES, J. V.;Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, 7ª Edição., Publicações Dom Quixote, 2016
CUNHA, M.P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda., 2014

Bibliografia Complementar

TEIXEIRA, Sebastião;Gestão das Organizações, 3.ª Edição., Escolar Editora, 2013

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão previligiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  24
Trabalhos  Projectos 
  Total: 24

Avaliação Contínua

Será efetuado um trabalho de Grupo ou individual, para a modalidade de avaliação continua.

Comtempla a apresentação do projeto em sala de aula, e entrega de trabalho, para avaliação.