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Inglês Técnico de Turismo IV

Código: LTU5223    Sigla: ITTIV

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 4 ECTS 30 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU2

Teórico-Práticas: 60,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos de tal modo que os alunos tenham consolidado, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência, aproximando-se já progressivamente do nível C1.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem


Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.

Competências a desenvolver


- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.

- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.

- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com flexibilidade e fluência.

- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.

Programa


Conteúdos temáticos:

1. Um mundo em mudança
1.1 O rosto do turismo: presente e futuro
1.2 O universo dos negócios: presente e futuro
1.3 Falar sobre mudança e consequências
1.4 Previsões, probabilidades e questões hipotéticas

2. e-Travel e e-Commerce
2.1 Termos e conceitos
2.2 Vendas e compras online
2.3 Desenvolvimento de produtos e apreciações críticas
2.4 Fazer apresentações

3. Comércio ético e padrões de qualidade
3.1 Refletir sobre hábitos de consumo
3.2 Escândalos empresariais vs. exemplos visionários
3.3 A Organização Internacional para a Padronização (ISO)
3.4 Reclamações formais

Conteúdos gramaticais e lexicais:

- Advérbios
- Tempos verbais
- Dar opiniões, concordar e discordar
- Fazer previsões
- Expressar probabilidades
- Colocar e responder questões hipotéticas
- Fazer apresentações para um público-alvo
- Escrever cartas e emails formais
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa
- Outros conteúdos gramaticais que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem.

Bibliografia Principal

Robin Walker and Keith Harding;Tourism 3 - Management, Oxford University Press, 2019
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 2 - Get set for work, Oxford University Press, 2011

Bibliografia Complementar

Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 1 - Start meaning business, Oxford University Press, 2006

Métodos de Ensino

Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de grupo e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  8
Trabalho de grupo  Projectos  19
Estudo autónomo  Estudo  46
  Total: 106

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (35% + 35%).

Trabalhos de grupo: 1 (30%).

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo, sobre uma temática estudada à sua escolha relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular. O grupo deve ser composto por 3 (três) elementos. Em casos excecionais, poderá ser autorizada a organização de grupos com diferentes composições, cabendo a decisão final ao docente responsável pela unidade curricular. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.

As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:

- submissão do plano de projeto, por um representante do grupo, através da plataforma E-Learning (5%): interesse, originalidade e relevância do tema selecionado;
- nível de interação comunicativa, proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto (20%);
- submissão de uma reflexão final sobre o trabalho realizado, por um representante do grupo, através da plataforma E-Learning (5%): capacidade de refletir sobre os pontos fortes e menos conseguidos do projeto, e sugestões de aperfeiçoamento, se aplicável.
A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos de grupo fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.