Código: | LTU5220 | Sigla: | LEAIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 4 | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 34,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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falar sobre viagens / reservas no hotel
falar sobre móveis / divisões de uma casa
falar sobre saúde / doenças
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
Revisões Gerais:
Substantivos: formação do plural e género; Artigo definido e indefinido; Adjetivos: uso predicativo e atributivo; Sintaxe: Noções básicas; Os complementos exigidos pelo verbo
Específico:
1. Pronomes Indefinidos
2.Preposições
3. Verbos
4. Conjugação dos verbos no pretérito perfeito (Perfekt) e no imperfeito (Präteritum)
Verbos modais (pretérito) Nas aulas de língua alemã 3 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, encontros, agenda, profissões, lojas, fazer compras no supermercado, casa, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:
Revisões Gerais:
1. dar informações sobre si próprio
2. cumprimentar alguém e apresentar-se
3. marcar encontros / falar sobre datas, dias da semana, meses
Específico:
1. perguntar o caminho / orientar-se numa cidade desconhecida
2. falar sobre planos relativamente à vida privada e profissional
3. fazer compras
4. Falar sobre a organização de um dia de trabalho / atividades dos tempos livres
5. falar sobre a culinária, comer no restaurante / fazer convites
Gramática:
1. verbos de prefixo separável / não-separável
2. verbos reflexivos
3. Negação
4. Frases imperativas
5. Orações principais, coordenadas e subordinadas
Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.
Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna;DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015 |
Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse;DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015 |
Reimann, Monika;Gramática essencial do Alemão, Klett, 2004 |
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em powerpoint.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Estudo autónomo | Estudo | 65 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Total: | 106 |
- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- trabalho (30%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
- exame (100%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita..
As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didáticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação ativa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.