Código: | LTU5218 | Sigla: | PTDS |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 6 | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Planeamento turístico
1.1. Conceitos, objetivos e características do planeamento
1.2. Do planeamento ao planeamento turístico
1.3. Componentes, etapas e processo de planeamento
1.4. Níveis de planeamento
1.5. Novos modelos de planeamento
2. Desenvolvimento em turismo
2.1. Conceitos, objetivos e benefícios do desenvolvimento
2.2. O processo de desenvolvimento sustentável
2.3. Impactos do turismo
2.4. Acessibilidade, ética e responsabilidade em turismo: Código de ética em turismo
2.5. Indicadores de turismo para destinos sustentáveis
3. Destinos turísticos
3.1. Definições e conceitos
3.2. Ciclo de vida do destino turístico
3.3. Modelos de gestão de destinos
3.4. Competitividade de destinos turísticos
4. Estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico
4.1. Importância do planeamento estratégico
4.2. Boas práticas em turismo
4.3. Estratégia Turismo 2027
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 permite alcançar os objetivos 1, 2 e 3, apresentando conceitos e temáticas fundamentais do planeamento, o conhecimento do processo de planeamento em turismo, bem como o reconhecimento da sua importância.
- O tema 2 permite alcançar o objetivo 4, de sensibilização para a importância e necessidade de sustentabilidade tanto no planeamento como no desenvolvimento da atividade turística.
- O tema 3 contribui para atingir os objetivos 5 e 6, na medida em que apresenta conteúdos que permitem caracterizar os destinos turísticos, assim como identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo.
- O tema 4 contribui para os objetivos 7 e 8, no domínio do conhecimento de indicadores de desenvolvimento turístico sustentável, recorrendo a identificação, análise e discussão de boas práticas
Cooper, C. e Hall, C. M. ;Contemporary Tourism: An international approach. , Goodfellow Publishers Limited, 2016 |
Silva, F. e Umbelino, J. (Coord.);Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lidel, 2017 |
Burns, P. ;Tourism planning: a third way?, Annals of tourism research, 30(1), 24-43., 2004 |
Costa. C. ;Tourism planning, development and the territory, Elsevier, 2006 |
World Tourism Organization;A practical guide to tourism destination management, World Tourism Organization, 2007 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), seminário, trabalho de campo, sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Projectos | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 97 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos 2 x 35%
1 Trabalhos de campo a submeter via e-learning 30%
Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.