Código: | LTU5217 | Sigla: | ITTIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 4 | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 1,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos tenham consolidado, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
Competências a desenvolver
- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com flexibilidade e fluência.
- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.
Conteúdos temáticos:
1. Liderança nas áreas do turismo e dos negócios
1.1 Oportunidades de trabalho, formação e qualificação para guias e gestores turísticos
1.2 Níveis de desempenho no contexto empresarial, liderança e competências de gestão
1.3 Como lidar com crises
1.4 Dar conselhos
2. Turismo e negócios especializados
2.1 Turismo de massas vs. turismo de nicho: definições e exemplos.
2.2 Mal-entendidos culturais
2.3 Ideias e invenções brilhantes
2.4 Vantagens da especialização no mundo dos negócios
3. Viagens de negócios / trabalho
3.1 Consciência cultural
3.2 Viagens de negócios e a indústria do turismo
3.3 Termos e experiências
3.4 Descrever lugares e equipamentos
Conteúdos gramaticais e lexicais:
- Tempos verbais (presente, passado, futuro, imperativo)
- Verbos modais
- Expressões verbais para transmitir dimensões
- Explicar procedimentos
- Gestão de problemas e momentos de crise
- Dar conselhos
- Gestos e sinais culturais
- Solicitar informação
- Descrever dimensões e capacidade de diferentes equipamentos, espaços e edifícios
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa
- Outros conteúdos gramaticais que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade
Robin Walker and Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, 2018 |
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 2 - Get set for work, Oxford University Press, 2011 |
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 1 - Start meaning business, Oxford University Press, 2019 |
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 19 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
Estudo autónomo | Estudo | 46 | |
Total: | 106 |
Testes escritos individuais: 2 (35% + 35%).
Apresentação oral individual: 1 (30%).
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 5 minutos, em trabalho de grupo, sobre uma temática estudada à sua escolha relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- submissão do plano de projeto através da plataforma E-Learning (5%): interesse, originalidade e relevância do tema selecionado;
- nível de interação comunicativa, proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto (20%);
- submissão de uma reflexão final sobre o trabalho realizado através da plataforma E-Learning (5%): capacidade de refletir sobre os pontos fortes e menos conseguidos do projeto, e sugestões de aperfeiçoamento, se aplicável.
A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.