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Metodologias de Investigação em Turismo

Código: LTU5111    Sigla: MIT

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 5 45,5 134

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU1

Teórico-Práticas: 38,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Seminário: 0,20
Outro: 0,33

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta Unidade Curricular tem como objetivo central proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para o desenvolvimento de um processo de investigação científica. Pretende-se desenvolver os conteúdos próprios das várias etapas do processo, desde a definição da problemática da investigação até à fase final de apresentação e interpretação de resultados. Os objetivos específicos são os seguintes:

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

1. Apresentar os fundamentos da investigação científica;
2. Identificar os diversos tipos de metodologias de investigação;
3. Identificar e definir o problema, hipótese e amostra em investigação científica;
4. Analisar diversas técnicas de recolha e tratamento de dados;
5. Identificar formas de utilização dos métodos estatísticos e tratamento de dados em ciências sociais;
6. Conhecer técnicas e formas de apresentação de resultados de investigação.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e de síntese, necessárias ao desenvolvimento de um projeto de investigação nas suas diversas etapas;
- Conhecer e saber utilizar ferramentas de pesquisa bibliográfica e saber realizar uma revisão bibliográfica com a utilização das normas de citação corretas;
- Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas de análise de dados;
- Saber apresentar os resultados do processo de investigação. 

Programa

1. Métodos e metodologias de investigação
1.1. Conceitos e definições
1.2. Perspetiva quantitativa
1.3. Perspetiva qualitativa
2. Problema e hipóteses
3. Definição de variáveis
3.1. Classificação de variáveis
3.2. Escala de medidas de variáveis
4. Amostras
4.1. Seleção amostra
4.2. Amostragem probabilística
4.3. Amostragem não probabilística
4.4. Dimensão
5. Recolha de dados
5.1 Procedimentos
5.2. Instrumentos (criação de questionários online)
5.3. Validade e fiabilidade
6. Estatística descritiva
6.1. Medidas e índices
6.2. Medidas de tendência central
6.3. Medidas de variabilidade
6.4. Medidas de relação
7. Estatística inferencial (SPSS)
8. Análise de dados qualitativos
9. Relatório de investigação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta aos objetivos 1 e 2, já que apresenta conhecimentos no domínio das metodologias da investigação científica
- os temas 2, 3 e 4 visam alcançar o objetivo 3, na definição de problema, hipótese e amostra em investigação científica
- o tema 5 dá resposta ao objetivo 4 que visa proporcionar os conhecimentos necessários para a análise de técnicas de recolha e tratamento de dados.
- o tema 6 e 7 dá resposta ao objetivo 5, de conhecimento e aplicação de métodos estatísticos.
- o tema 8 dá resposta aos objetivos 5 e 6, visando a análise e tratamento de dados em investigação científica.

Bibliografia Principal

Coutinho, C. ;Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Almedina, 2013
Veal, A. J. ;Research Methods for Leisure and Tourism - A Practical Guide, Prentice Hall, 2017

Bibliografia Complementar

VanderStoep, S. e Johnston, D. ;Research Methods for Everyday Life: Blending Qualitative and Quantitative Approaches, Jossey-Bass, 2008
Maroco, J. e Bispo, R. ;Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores, 2005
Abreu, D. ;Análise de Dados II, CEG-UL, 2006

Métodos de Ensino

Aulas de carácter expositivo e aplicação dos conhecimentos através da apresentação e projetos de trabalho, bem como de resolução de exercícios. Serão ainda promovidas sessões de natureza técnica/prática e de campo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  37,5
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Trabalho laboratorial ou de campo  10
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  5
Estudo autónomo  Estudo  75,5
  Total: 134

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
2 Testes escritos 2 x 40%
1 trabalho individual (2 submissões de atividades em e-learning): 20%

Nos termos do Regulamento do ISAG:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.


Avaliação Final

Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um necessário caráter teórico, o recurso a exercícios e trabalho de campo visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.