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Inglês Técnico de Turismo II

Código: LTU5110    Sigla: ITTII

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU1

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos alcancem, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
1. Os alunos devem ser capazes de compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países, e interpretar e extrair informação de enunciados orais e escritos facultados pela docente e relacionados com as temáticas do programa de modo a responder a questões de natureza diversa (escolha-múltipla, verdadeiro ou falso, desenvolvimento), em contexto de aula e de provas escritas.
2. Os alunos devem ser capazes de aplicar os conteúdos gramaticais e lexicais inscritos no programa em questões de natureza diversa (escolha-múltipla, verdadeiro ou falso, preenchimento de espaços, ligações), em contexto de aula e de provas escritas.
3. Os alunos devem ser capazes de se expressar oralmente, com originalidade, fluência e correção linguística, sobre as temáticas do programa, em contexto de aula e durante a apresentação oral do seu projeto. Podem cometer erros pontuais que não sejam impeditivos da comunicação.
4. Os alunos devem ser capazes de produzir textos de opinião sobre as temáticas do programa, no seu estudo autónomo ou em contexto de aula e de prova escrita, com originalidade, correção linguística e respeitando a extensão pedida. Podem cometer erros (ortográficos ou sintáticos) pontuais que não sejam impeditivos da comunicação.
5. Os alunos devem ser capazes de usar ferramentas de investigação, como, por exemplo, a base de dados ABI INFORM, no seu estudo autónomo de preparação para as provas escritas e do trabalho de projeto.
6. Os alunos devem ser capazes de estruturar o seu trabalho e de refletir sobre o seu desempenho e processo de aprendizagem através da elaboração de um plano de trabalho para apresentação do seu projeto e de um relatório final de avaliação do mesmo.

Competências a desenvolver
1. Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
2. Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
3. Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com algum grau de flexibilidade e fluência.
4. Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.

Programa

Conteúdos temáticos:
1. O mundo do trabalho
1.1 Oportunidades na área do turismo
1.2 Candidatar-se a um emprego
1.3 Os representantes de férias

2. Comer fora
2.1 Tipos de comida
2.2 Descrever pratos
2.3 Cozinha regional e festivais gastronómicos

3. Turismo rural
3.1 Ser sensível ao ambiente
3.2 O turismo rural e as comunidades locais
3.3 Fazer previsões sobre o estado do tempo

4. Atrações e eventos
4.1 Tipos de atrações turísticas e eventos
4.2 Equipamentos e visitantes
4.3 A arquitetura dos locais

Conteúdos gramaticais e lexicais:
- Tempos verbais
- Verbos modais
- Will / Be going to
- Orações relativas
- A passiva
- Profissões
- CVs e cartas de candidatura
- Problemas de saúde em férias
- Tipos de comida
- Descrever pratos: preparação e ingredientes
- Recursos para o turismo rural
- Meteorologia
- Fazer previsões
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa
- Outros conteúdos que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês (Objetivos 1, 2, 3 e 4), de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem (Objetivos 5 e 6).

Bibliografia Principal

Robin Walker and Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2018

Bibliografia Complementar

Robin Walker and Keith Harding;Tourism 1 - Provision, Oxford University Press, 2006
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, 2017

Métodos de Ensino

Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de projeto e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho de grupo  Projectos  19
Outras  Participação Presencial  12
Estudo autónomo  Estudo  81
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (35% + 35%).

Apresentação oral individual: 1 (30%).

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 5 minutos sobre uma temática estudada à sua escolha relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.

As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- submissão do plano de projeto através da plataforma E-Learning / Turnitin (5%): interesse, originalidade e relevância do tema selecionado;
- nível de interação comunicativa, proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto (20%);
- submissão de uma reflexão final sobre o trabalho realizado através da plataforma E-Learning / Turnitin (5%): capacidade de sistematizar os principais pontos da apresentação, refletir sobre os pontos fortes e menos conseguidos do projeto, e fazer sugestões de aperfeiçoamento, se aplicável.

A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.

Nos termos do Regulamento do ISAG:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.