Código: | LTU5109 | Sigla: | SL |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 1º | 4 | 36 | 106 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 6,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta Unidade Curricular desenvolve um conjunto de temas relacionados com a perspetiva sociológica dos fenómenos do lazer, da cultura e do consumo. Assumindo que o turismo e o lazer estão intimamente ligados, a abordagem centra-se essencialmente na compreensão dos comportamentos de lazer e os seus condicionantes socioculturais e relações com o consumo.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Partindo deste pressuposto, os alunos deverão aprofundar conhecimentos e desenvolver competências relativamente aos seguintes aspetos:
1.Estudar os tempos de lazer e as transformações ao longo da história
2.Enquadrar a modernidade e a sua relação com o consumo
3.Conhecer as características da sociedade híper/pós-moderna
4.Analisar e discutir o lazer e o turismo enquanto fenómeno social
5.Analisar o destaque atribuído às práticas de lazer na pós-modernidade
6.Compreender a relação entre lazer, turismo e consumo
7.Identificar a relação entre o lazer, o consumo e os estilos de vida
Competências a desenvolver
O principal objetivo da unidade curricular Sociologia de Lazer é sensibilizar os alunos para o papel do lazer e turismo enquanto fenómeno social. Os alunos deverão ser capazes de analisar a transformação do lazer e do turismo ao longo da sua história, interpretar o seu sentido na atualidade e conseguir fazer projecções relevantes sobre o futuro.
Será igualmente importante a capacidade de brainstorming e colaboração no contexto de trabalho em grupo, na investigação de interrelações entre o lazer, o consumo e os estilos de vida. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam as práticas de lazer na pós-modernidade, e a importância da dimensão social da sustentabilidade no turismo.
1.Tempos e espaços de lazer
1.1.Tempo livre e tempo liberto
1.2.Evolução histórica do lazer
2. Modernidade e Industrialização
2.1.O lazer na modernidade e a produtividade
3.Produção, capitalismo e consumo
4.Ócio, lazer e trabalho: consumos e estilos de vida
4.1.Híper/Pós-modernidade
4.2.Lazer, turismo e consumo
4.3 Motivações do turismo
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, já que apresenta a evolução histórica do lazer;
- o tema 2 e 3 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, que tem como foco a caracterização da modernidade e apresentar relação com o processo de consumo;
- o tema 4 apresenta conteúdos que respondem ao objetivo 4, de analisar e discutir o lazer e a sua importância na atualidade
Mauro Dujmovi¿, Aljoša Vitasovi¿;Postmodern Society and Tourism Journal of Tourism and Hospitality Management Vol. 3, No. 9-10, 192-203 , 2015. ISBN: doi: 10.17265/2328-2169/2015.10.003 |
Lipovetsky, G.;Da leveza ¿ Para uma civilização do ligeiro. Lisboa: Edições 70. , 2016 |
Lipovetsky, Gilles, Charles, Sebastien;Hypermodern Times, Wiley, 2005 |
Bauman, Z.;Amor líquido - sobre a fragilidade dos laços humanos. Lisboa: Relógio D¿Água Editores. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. , 2006 |
Lipovetsky, G.;A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Edições 70. Trad. Miguel Serras Pereira e Ana Luisa Faria. , 2014 |
Baudrillard, J.;A Sociedade de Consumo. Lisboa: Publicações 70. Tradução de Artur Mourão. , 2011 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 67 | |
Total: | 106 |
2 Testes escritos 2 x 35%
1 trabalho individual e-learning 30%
Prova escrita individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.