Código: | LTU5108 | Sigla: | HCAP |
Área de Ensino: | História |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 1º | 5 | 45,5 | 134 |
Teórico-Práticas: | 38,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Identificação, valorização e proteção do Património
1.1. Definições de Património(s).
1.2. Instituições e legislação portuguesa e internacional
1.3. Classificações. Património da Humanidade, Nacional, Imóvel de Interesse Público, 1.4. Imóvel de Valor Concelhio. Os monumentos, sítios e conjuntos.
1.5 . Classificações. A Arte e o Património móvel
2. Arte e Património ao longo da História.
2.1. Património e arte pré-histórica.
2.2 Património e arte proto-histórica.
3. O Turismo e as cidades
3.1. Os diferentes tipos de cidades
3.2. Nomadismo versus sedentarismo. A emergência das cidades. Formas proto-urbanas de povoamento.
3.3. A cidade Antiga
3.3.1. Património e arte romana.
3.4. A cidade medieval 1
3.5. A cidade medieval 2
3.6. A cidade islâmica
3.6.1.Património e arte medieval.
3.7. A cidade do Renascimento
3.7.1. Património e arte renascentista e maneirista.
3.8. A cidade Barroca
3.8.1. Património e arte barroca.
3.9. A cidade Barroca e os Caminhos de Santiago
3.10. A cidade industrial
3.10.1. Património e arte neoclássica e dos revivalismos do século XIX.
3.10.2. Património e arte do século XX.
As temáticas apresentadas no programa dão resposta aos objetivos acima identificados, permitindo o reconhecimento das cidades e património para a identidade e memória, reconhecer a importância e necessidade de salvaguarda enquanto património e produto turístico.
Choay, F. ;Alegoria do Património, Edições 70, 2017 |
González-Varas, I. ;Patrimonio Cultural. Conceptos, debates Y problemas, Catedra, 2015 |
Caeiro, M.;Arte na Cidade, Temas & Debates/ Círculo de Leitores, 2014 |
Cardoso, J. ;Estudos do património, Universidade Aberta, 2005 |
Choay, F. ;As questões do Património, Edições 70, 2011 |
A transmissão dos conhecimentos será motivada, em sala de aula, com o recurso sistemático a mapas, cronologias e imagens. As aulas terão também uma significativa componente "in situ", decorrendo no interior de monumentos alusivos ao tipo de património abordado. Tal facilitará a promoção da discussão e da análise crítica e uma maior intervenção e reflexão sobre os conteúdos estudados.
A participação dos estudantes nas atividades da sala de aula é reforçada pela elaboração de pequenos trabalhos práticos a apresentar à turma sobre temas de estudo previamente definidos e acompanhados pelo docente. Procura-se, desta forma, estimular a troca de experiências e a resolução de dificuldades comuns.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Projectos | 5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 85,5 | |
Total: | 134 |
Trabalho prático individual (submissão e-learning): 30%.
Testes escritos individuais: 2X 35%
De acordo com o Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Final Exam: 100%.
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.