Código: | LTU5107 | Sigla: | GT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 1º | 6 | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 6,00 |
Docência - Horas
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1. Geografia e Turismo
1.1. Noções de cartografia
1.2. Fluxos turísticos e mobilidade
2. Localização Turística
2.1. Fatores humanos e técnicos
2.2. Fatores naturais
3. O impacto das alterações climáticas na geografia do turismo
4. Fluxos turísticos
4.1. Evolução e perspetivas de desenvolvimento
4.2. Regiões mundiais de turismo
4.2.1. Europa
4.2.2. África
4.2.3. Américas
4.2.4. Ásia
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas, na medida em que:
a) o tema 1 dá resposta ao objetivo 1 e 2, apresentando o turismo como fenómeno de mobilidade e interação;
b) o tema 2 e 3 dão resposta ao objetivo 3, ao apresentar os fatores que influenciam a distribuição de atividade turística e os seus fluxos;
c) o tema 4 permite atingir os objetivos 4 e 5, ao analisar os principais fluxos turísticos e estudar os principais destinos turísticos das diferentes regiões mundiais de turismo, bem como as suas previsões de desenvolvimento.
Mason, P. ;Geography of Tourism, Goodfellow Publishers, 2017 |
Walters, G. e Mair, J. ;Reputation and Image Recovery for the Tourism Industry, Rowman & Littlefield Publishers, Inc, 2019 |
Hall, C. M. e Pager, S. ;The Geography of Tourism & Recreation, London & NY: Routledge., 2006 |
Nelson, V. ;An introduction of geography of tourism, Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2017 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 103 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos 2 x 35%
1 trabalho individual e-learning 30%
Nos termos do Regulamento do ISAG:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.