• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU5106

Língua Estrangeira I - Alemão

Código: LTU5106    Sigla: LEAI

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU1

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com diferentes tipos de texto que contêm um leque diversificado de exercícios e tarefas, que por sua vez visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Capacidades de perceção: os estudantes deverão adquirir a capacidade de compreender palavras familiares e frases simples referentes a si próprios e a aspectos concretos do mundo envolvente.

Capacidades de interação e de produção oral e escrita: os estudantes deverão adquirir os meios linguísticos básicos de forma a poder interagir entre si, sendo capazes, sempre que necessário, de solicitar a repetição dos enunciados que não conseguem compreender. Deverão ainda treinar diferentes tipos de perguntas e de respostas simples, no âmbito dos temas dados nas aulas.

Competências a desenvolver

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia. 

Programa

Nas aulas de língua alemã A1.1 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, países, línguas, encontros, agenda, profissões, lojas, comidas e bebidas, fazer compras no supermercado, casa, família e lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita). Situações comunicativas e campos semânticos

Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:
1. Cumprimentar e despedir-se de outras pessoas, apresentar-se e apresentar outras pessoas,
2. Países, Nacionalidades e Línguas
3.Dias, meses, estações do ano; descrever o tempo
4. A cidade: conhecer e descrever uma cidade estrangeira;
5.O quotidiano: perceber e dizer as horas;
6. Falar sobre relações familiares;
7. Refeições: falar sobre a comida; planear compras; manter uma conversa durante as compras e/ou a refeição
8. Pedidos e pagamentos no restaurante;
9. Exprimir gostos e desagrados;
10. Profissões/Trabalho;
11. Moda e roupa: falar sobre roupa;
12. Habitação: descrever uma habitação;
13. Férias: descrever problemas no hotel; reclamar num hotel; falar sobre destinos de viagens.

Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:

1. A pronúncia e a ortografia;
2. Pronomes interrogativos (W-Frage)
3. Pronomes pessoais e possessivos
4. A numeração
5. Artigo definido e indefinido
6. O substantivo: género e número
7. Casos sintácticos: Nominativo e Acusativo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.

Bibliografia Principal

Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse;DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015
Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna;DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015

Bibliografia Complementar

Reimann, Monika;Gramática essencial do Alemão, Hismaning, Hueber, 2004

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em powerpoint.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
estudo autonomo  Estudo  100
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- trabalho individual com submissão e-learning (30%)

Nos termos do Regulamento do ISAG:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

Avaliação Final

- exame (100%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didáticas variadas, como o trabalho individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação ativa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.