• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU5102

Gestão de Organizações e Empresas Turísticas

Código: LTU5102    Sigla: GOET

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU1

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspectiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
- Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
- Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
- Entender, resumidamente, como funciona a gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
- Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos.

Competências a desenvolver

No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adotar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Saber encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e saber conduzir o ¿leme do barco¿ rumo à maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;

Programa

1 - Introdução à gestão aplicada ao turismo
2 - Evolução da teoria da gestão
3 - O processo de gestão
3.1 - Planeamento
3.2 - Organização
3.3 - Direção
3.4 - Controlo
4 - Principais áreas funcionais da gestão
4.1 - Gestão da Operações/Produção
4.2 - Gestão de Marketing
4.3 - Gestão Financeira
4.4 - Gestão de Recursos Humanos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos fundamentais da gestão
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o conhecimento da evolução da gestão
- O capitulo 3 permite aceder ao objetivo 3 a fim de conhecer as organizações e o processo de gestão, bem como atribuições e áreas de atuação
- O capitulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consistem no reconhecimento e enquadramento do meio envolvente da empresa

Bibliografia Principal

Holloway, J. & Humphreys, C.;The Business of Tourism, Perarson, 2016
Ikson, C. & Minnaert, L.;Tourism Management. An introduction, Sage Publications, 2018

Bibliografia Complementar

Page, S.;Tourism Management. , Taylor & Francis Ltd., 2015
Teixeira, S.;Gestão das Organizações, Escolar Editora, 2013
Maçães, M.;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  2
Outras  Projectos  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  104
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Testes escritos individuais: 2X40%

- 1 trabalho individual inserido na plataforma E-Learning: 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias utilizadas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista teórico e prático.