Código: | LTU2339 | Sigla: | EDNI |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 3º | 4 | 46 | 106 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 4,00 |
Docência - Horas
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Microsoft Powerpoint
A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA DIGITAL
1.1 Conceitos básicos.
1.2 A internet e o impacto das TIC.
2. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
2.1 Virtualização dos agentes económicos.
2.1.1 Cidadãos
2.1.2 Empresas
2.1.3 Estado
2.2 Mercados
2.2.1 Digitalização e novos modelos de negócio
2.2.2 Presença no mercado virtual e Comercio Eletrónico
2.2.3 Segurança informática e privacidade
3. MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL
3.1 Soluções multicanal
3.2 Segmentação do mercado, definição do preço e sistemas de pagamento
3.3 Redes Sociais
3.4 As relações B2C, B2B e B2E
4. EMPREENDEDORISMO NA NOVA ECONOMIA
4.1 Desmaterialização e disrupção digital
4.2 Startups e a criação de escala
4.3 Estratégias de Inovação e a economia App
5. DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
5.1 Gestão e análise de dados
5.2 Modos de entrada e canais de distribuição internacionais
5.3 Produtos e Plataformas digitais
6. CASE STUDIES
O 1º objetivo "Apresentar uma perspetiva de evolução da economia digital" é abordado no capítulo 1 do programa, onde, para além de alguns conceitos básicos, é realçada a importância da internet e tecnologias de informação para a economia digital.
O 2º objetivo "Explicar o processo de transformação digital e de desmaterialização da economia" é desenvolvido no 2º capítulo, que aborda a progressiva virtualização dos agentes económicos e desenvolvimento de mercados cada vez mais desmaterializados.
O 3º objetivo "Descrever como se poderá desenvolver uma nova forma de abordagem dos mercados" expõe-se no 3º capítulo, no qual se sublinha a importância de customizar a oferta e a comunicação com o cliente.
O 4º objetivo "Compreender como se pode utilizar a disrupção digital para o incremento da eficiência¿ desenvolve-se no 4º capítulo, onde se realça a maior flexibilidade e capacidade de inovação de estruturas empresariais digitais, para a maximização de resultados.
Por último, o 5º objetivo "Descrever como a tecnologia digital, as grandes bases de dados ou a Internet das Coisas (IoT) podem ajudar a desenvolver os negócios internacionais" focado no 5º capítulo, destaca o processo de internacionalização e negociação internacional no contexto dos mercados digitais.
Botsman, Rachel;Who Can You Trust? How Technology Brought Us Together ¿ and Why It Could Drive Us Apart, Penguin, 2018. ISBN: 978-024-129-618-9 |
Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L. & Alturas, B. ;E-Business e Economia Digital, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 978-972-618-909-1 |
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8 |
Schwag, K. ;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0 |
Ferreira, M., Reis, N. & Serra, F.;Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-714-9 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
2 Momentos de Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Desenvolvimento de trabalho individual casos de sucesso | Trabalho laboratorial ou de campo | 6 | |
Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 6 | |
Visita de estudo - Outros | Participação Presencial | 9 | |
Estudo autónomo | Estudo | 52 | |
Total: | 106 |
Quatro momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Trabalho individual de 5 casos de sucesso portugueses na economia digital, a submeter na plataforma de e-learning, com uma ponderação de 10%.
Apresentação de trabalho de grupo sobre um projeto de inovação empresarial, com base nos conceitos da economia digital e desenvolvimento dos negócios internacionais, a submeter na plataforma de e-learning, com uma ponderação de 10%.
De acordo com o Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita: 100%
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos, visando também a preparação dos trabalhos de grupo a apresentar em sala de aula.