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Empreendedorismo e Inovação

Código: LTU2337    Sigla: EINOV

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 40,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Seminário: 0,20
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Empreendedorismo e Inovação pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da Empreendedorismo e Inovação com o Turismo. A focalização temática irá incidir na relação entre os metodos e tipos de empreendedorismo com as fontes de investimento na área do turismo, integrando no contexto do plano de negócios. Pretende-se ainda identificar e analisar o perfil do empreendedor através de métodos de auto-reflexão. Durante as aulas desenvolve-se um Business Plan desde a identificação de uma idea de negócio até as projecções, com especial incidência nas tendências novas de turismo.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

- Definir e compreender os conceitos de Empreendedorismo e Inovação e a sua interligação com a área do Turismo;
- Analizar o perfil do Empreendedor;
- Proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto do empreendedorismo;
- Compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito empresarial;
- Elaborar um plano de negócios;
- Ser capazes de identificar os tipos de empresas e criar uma empresa desde o ponto de vista jurídico-fiscal.

Competências a desenvolver

Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível do identificação de ideias de negócio e creatividade na area de empreendedorismo. Será igualmente importante a capacidade de brainstorming e colaboração no contexto de trabalho em grupo, o que também necessita domnar as metodologias de recolha e tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam a tipologia de empresas, passos de establecimento de empresas e elaboração do plano de negócios. 

Programa

1. Conceitos básicos de empreendedorismo
1.1 Conceitos principais
1.2 O perfil do empreendedor

2. Inovação e o turismo
2.1. As principais características do processo de inovação em turismo
2.2. Estratégias de inovação e melhora continua na industria turística
2.3. Inovação e empreendedorismo

3. O empreendedorismo no turismo
3.1 Termos básicos
3.2 Tipos de empreendedores e empreendedorismo
3.3 Fontes de financiamento do empreendedorismo na área do turismo

4. Processo de elaboração de um plano de negócios
4.1. Identificação de oportunidades de negócio
4.2. Análise do mercado
4.3. Benchmarking concorrencial
4.4. Business Plan
4.5. Plano de marketing
4.6. Plano de operações
4.7. Recursos humanos
4.8. Planeamento económico e financeiro.

5. Criação da empresa
5.1 Processo jurídico/fiscal
5.2 Apoios públicos
5.3 Outras instituições de apoio a start-ups em Portugal
5.4 Procura de investidores 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante aprender a empreender. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais (tópico 1 e 2) que darão resposta aos Objetivos 1, 2 e introduzirão o Objetivo 3, passando para a sua aplicação prática utilizando modelos específicos (tópicos 3 e 4) completando o Objetivo 3 e dando resposta aos Objetivos 4, 5 e 6.


Bibliografia Principal

Eduardo Sá Silva, Fátima Monteiro;Empreendedorismo e Plano de Negócios: 2ª edição revista e atualizada. , Vida Economica Editorial, 2014
Thiago Carlos de Andrade;O empreendedorismo como ferramenta de inovação. , Clube de Autores, 2019

Bibliografia Complementar

João M. S. Carvalho;Inovação & Empreendedorismo: Ideia - Informação - Implementação ¿ Impacto. , Vida Económica, 2016
Ivam Galvão Filho;Criatividade e inovação: Entre na Era das Startups , Casa do Código, 2020
Moretti, S.Lenzi, F. e Zucco, F. ;Marketing Empreendedor: Novos Rumos Para O Sucesso Nos Negócios De Micro, Pequenas E Médias Empresas, Intersaberes, 2012
Ferreira, M.; Reis, N. e Serra, F.;Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas. , Lidel., 2011

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.

No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  37,5
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Projectos  8
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  82,5
  Total: 134

Avaliação Contínua

Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 30% da nota final.

Um trabalho de grupo (com dois momentos de submissão e-learning) com uma ponderação de 40% da nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.