Código: | LTU2337 | Sigla: | EINOV |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 3º | 5 |
Teórico-Práticas: | 37,50 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 8,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas, pretendendo proporcionar aos alunos um enquadramento quanto às ideias-chave do empreendedorismo e da inovação, assim como desenvolver um espírito emprendedor e de rigor para a avaliação de possíveis ideias a desenvolver por si próprios ou internamente numa empresa. A Unidade Curricular de Empreendedorismo e Inovação pretende sensibilizar os alunos para os desafios do empreendedorismo, fornecendo um conjunto de ferramentas que, no futuro, lhes permitam identificar e analisar a viabilidade de oportunidades de negócio que lhes possibilitem criar valor para as organizações onde desenvolvam a sua atividade profissional (intra-empreendorismo) ou o lançamentos por si próprios (start-ups) ou com inestidores (fundos, business angels, etc)
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Conceituar a inovação e a melhora continua em empresas turísticas
- Conceituar o empreendedorismo.
- Proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto do empreendedorismo;
- Compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito empresarial;
- Elaborar um plano de negócios;
- Ser capazes de criar uma empresa desde o ponto de vista jurídico-fiscal;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a essência e importância do empreendedorismo e da inovação;
- Analisar e compreender as especificidades de um plano de negócios,
- Desenvolver um espírito de inovação e melhoria continua
- Comparar e escolher opções de entrada em novos mercados, de novos produtos;
- Possuir competências de análise e visão estratégica.
- Possuir conhecimentos para criar uma empresa
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante aprender a empreender. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais (tópico 1 e 2) que darão resposta aos Objetivos 1, 2 e introduzirão o Objetivo 3, passando para a sua aplicação prática utilizando modelos específicos (tópicos 3 e 4) completando o Objetivo 3 e dando resposta aos Objetivos 4, 5 e 6.
Ferreira, M. et al;Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas, Lidel, 2011 |
Catalão, J.;A Arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014 |
Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Modelo de Negócio EU, D. Quixote, 2013 |
Gaspar, F. ;O Processo Empreendedor e a criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, 2009 |
Moretti, S. et al ;Marketing Empreendedor: Novos Rumos Para O Sucesso Nos Negócios De Micro, Pequenas E Médias Empresas, Intersaberes, 2012 |
Ferreira, M.P., Santos, J.C. & Serra, F.R.;Ser Empreendedor - pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições Sílabo, Lisboa, 2008 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
Estudo autónomo | Estudo | 85,5 | |
Total: | 134 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 30% da nota final.
Um trabalho de grupo (com dois momentos de submissão e-learning) com uma ponderação de 40% da nota final.
De acordo com o Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.