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Comportamento e Ética Organizacional

Código: LTU2333    Sigla: CEORG

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 4 ECTS 39 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 25,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa estudar o comportamento organizacional e preparar os alunos para a sua integração no mercado de trabalho. A partir de um enquadramento teórico onde se explora o contexto das organizações, os alunos serão convidados a estudar diferentes temáticas que são consideradas chave, associadas a atividades e dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Estudar as organizações e o comportamento organizacional;
2. Conhecer disposições e situações em contexto organizacional;
3. Desenvolver competências pessoais em contexto organizacional a partir de dinâmicas vivenciais.

Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Identificar as diferentes disposições e situações em contexto organizacional;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de liderança e negociação;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.

Programa

1. Introdução ao comportamento organizacional
2. Organizações e contexto organizacional
3. Comportamento organizacional: disposições e situações
4. Emoções, motivação e satisfação no trabalho
5. Liderança, grupos e comunicação
6. Negociação e tomada de decisões
7. Produtividade, Inovação e Resiliência

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram definidos em estreita relação com os objetivos desta unidade curricular numa ótica de fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais de comportamento em contexto organizacional.

Bibliografia Principal

Martins, D; Marques, R.;A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019
Cunha, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2016

Bibliografia Complementar

Shayanipour, Z., Imani, M. & Karimzadeh, S.;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence., Iran Jour. Edu Soc, 1(5),66-7, 2017
Neves, Garrido e Simões;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais : teoria e prática 3ª ed. , Sílabo, 2015

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Projectos  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  64
  Total: 106

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (35% +35%)

Trabalho prático, a submeter na plataforma E-Learning: 30%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em conta as características da unidade curricular. O seu caráter vivencial, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.