Marketing Turístico e Digital
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LTU3
LTU3ERASMUS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Marketing Turístico e Digital pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing de serviços aplicados à atividade das empresas que operam na indústria do turismo e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção. Apesar da ênfase ser no marketing aplicado à atividade turística, serão abordados aspetos de carácter mais transversal à área do Marketing, como sejam, marketing relacional, fidelização de clientes, gestão de reclamações, avaliação da satisfação e responsabilidade social e ética e novas tendências do marketing digital.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo desta disciplina consiste em proporcionar uma visão integrada do marketing turístico e digital. É esperado que os alunos sejam capazes de compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de marketing turístico e digital.
São objectivos específicos:
1. Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo;
2. Compreender as especificidades do marketing de serviços;
3. Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo;
4. Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
1. Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
2. Compreender as especificidades do marketing turístico;
3. Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
4. Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
5. Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing turístico
6.Desenvolver capacidades analíticas individuais através das experiências pessoais como clientes de serviços.
Programa
Capítulo 1 - Introdução ao Marketing Turístico
1.1 Conceito e importância do conceito de marketing.
1.2 A evolução do conceito e aspetos distintivos.
1.3 A ética e responsabilidade social no marketing turístico.
1.4 Casos concretos e questões de reflexão.
Capítulo 2 - A Procura e a Oferta Turística
2.1 Estrutura concetual do mercado turístico e digital.
2.2 Componentes do sistema turístico.
2.3 Tipos de turismo em função da procura.
2.4 A sazonalidade e a sua problemática.
2.5 A oferta e o produto turístico.
Capítulo 3 - Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos e Digitais
3.1 A economia dos serviços turísticos e digitais.
3.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens digitais
3.3 Características dos serviços.
3.4 O composto de marketing (marketing-mix) dos serviços turísticos.
3.5 Aspetos distintivos da gestão dos serviços.
Capítulo 4 - A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço Turístico e Digital.
4.2 A Gestão do ponto de encontro do serviço.
4.3 Seleção dos clientes-alvo.
4.4 Gestão de relacionamentos e fidelização de clientes.
Capítulo 5 - Gestão da Qualidade e Tendências do Marketing Digital
5.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade nos serviços
5.2 E-turismo. E-Wom no turismo. Marketing Digital Aplicado ao Turismo
5.3 Objetivos estratégicos em Marketing Digital.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
No sentido de atingir o objetivo 1: Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo serão desenvolvidos os 2 primeiros capítulos do programa; para o 2º objectivo: Compreender as especificidades do marketing de serviços será desenvolvido o 3º capítulo do programa; para atingir o 3º objectivo: Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo será desenvolvido o 4º capítulo do programa; finalmente para atingir o último objectivo: Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital será desenvolvido o último capítulo do programa.
Bibliografia Principal
Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J., & Baloglu, S.;Marketing for hospitality and tourism., Pearson Education, 2017 |
Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018 |
Bibliografia Complementar
Cooper, C.; Fletcher, J.; Fyall, A.; Gilbert, D. & Wanhill, S.;Tourism ¿ Principles e Practice, Financial Times-Prentice Hall, Harlow: Essex., 2008 |
Gronroos, S.;Service Management and Marketing, John Wiley & Sons, 3rd Edition, Chischester, England., 2000 |
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, Editorial Presença, Lisboa., 2009 |
Kotler, P.; Bowen, J. & Makens, J.;Marketing for Hospitality & Tourism., Pearson Higher Educatio, 2010 |
Middleton, V.; Fyall, A. Morgan, M. & Ranchhod, A;Marketing in Travel and Tourism, Oxford: Elsevier, 2001 |
Lockwood, A. & Medlik, S.;Tourism and Hospitality in the 21st Century, Butterworth Heinemann, Oxford, 2001 |
Palmer, A.;Principles of Services Marketing, McGraw-Hill, 3rd Edition, Berkshire, England., 2001 |
Escobar, A. & González, Y.;Marketing Turístico, Ditorial Sintesis. Madrid, 2011 |
Métodos de Ensino
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 2 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria através do método expositivo interativo complementado com resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Trabalho prático |
Trabalho laboratorial ou de campo |
10 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
6 |
|
Estudo autónomo |
Teste/Exame |
55 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
De acordo com o Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Elementos de avaliação:
- 2 testes escritos individuais com ponderação de 40% cada
- Trabalho de grupo com realização (com recurso a ABInform) e submissão de um relatório online (com recurso a Turnitin) com uma ponderação de 20%.
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem permitindo que o aluno apreenda e analise criticamente as dimensões teóricas e concetuais relacionadas com o programa da UC. Esta metodologia será complementada com outros métodos, específicos para cada objetivo, nomeadamente a análise de casos práticos, a pesquisa, a consulta e interpretação de documentação diversa de acordo com cada um dos tópicos do programa da UC.