Código: | LTU2225 | Sigla: | LFIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 2º | 3 | 28 | 80 |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Outro: | 5,50 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa completar as aprendizagens da unidade curricular Língua francesa II.
Trata-se de colocar o aprendente em contato com a língua francesa em conformidade os marcadores descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A2 (elementar).
Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa em francês que permita comunicar em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos familiares e ligados ao seu contexto profissional.
OBJETIVOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos pessoais e profissionais, de forma adequada e ágil.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender frases isoladas e frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata;
- Ler corretamente frases simples em notas informativas documentos profissionais simples, artigos curtos;
- Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar/comunicar informações, apresentar reclamações, etc.
Révisions
Proposer une prestation touristique
Conseiller des visites thématiques (gastronomie, culture et patrimoine...)
Expliquer une commande Demander un devis
Présenter un projet événementiel
Expliquer des règles de sécurité
Présenter des solutions à un problème
Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso: turismo.
Elisabeth Dussac;Bon voyage !,, CE, 2017. ISBN: 978-2-09-038679-0 |
Helena Rangel, Fernanda Lopes Martins;;Apprends et révise la grammaire,, Porto Editora , 2016. ISBN: ISBN: 978-972-0-31289-1 |
Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada abordagem comunicativa/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Outras | Participação Presencial | 5,5 | |
Teste escrito | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 49 | |
Total: | 80 |
Exame escrito: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s)
trabalho(s) práticos ou teórico práticos referidos na alínea b) do nº 2
do artigo 36º poderão também ser considerados, com uma ponderação
correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua,
desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do
preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no
momento da realização da prova escrita;
c) Uma prova oral à qual terá
acesso o estudante classificado com nota final de 8 ou 9 valores e
tenha obtido uma nota mínima de 8 valores no(s) elemento(s) de avaliação
referidos nas alíneas a) e b) anteriores (artigo 38º).
Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).