Código: | LTU2223 | Sigla: | CPET |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 2º | 4 | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 6,00 |
Docência - Horas
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Resumo Descritivo da Unidade Curricular
A unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos no âmbito da criação de produtos e experiências turísticas, a partir do desenvolvimento de competências no domínio da criatividade e inovação, num momento em que os novos turistas procuram cada vez mais produtos e experiências autênticas. Assim, serão estudados o turismo criativo e de experiências em particular, recorrendo a casos de estudo, para além de um convite a atividades práticas de criatividade aplicada ao turismo.
Objetivos e resultados esperados na aprendizagem
1. Conhecer a evolução do conceito de criatividade
2. Conhecer o fundamento da economia criativa e de experiências
3. Reconhecer a importância das indústrias culturais, criativas no turismo e criatividade nas organizações
4. Conhecer quem cria produto turístico no mercado
5. Conhecer abordagens publicas para o desenvolimento de recursos, produtos e experiências no turismo
6. Conhecer e aplicar o processo de criação de produtos e experiências turísticas desde o sector privado
7. Analisar e discutir exemplos práticos
Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais no domínio da criação de produtos e experiências turísticas
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo
1. Contexto social, económico, político e empresarial do turismo que condicionam o sucesso de novos produtos e experiências
1.1. Criatividade: Evolução e definição
1.2. Economia criativa; Indústrias culturais e criativas
1.4. Criatividade nas organizações. O intra-empreendedorismo
2. Criatividade em turismo Vs Criação de produto turístico
2.1. Criação de produto desde o sector público vs sector privado
3. Gestão pública de recursos, produtos e experiências turísticas.
3.1. Analise do potencial turístico do território
3.2. Desenvolvimento de produtos, recursos e experiências desde as administrações públicas
3.3. Marketing de destinos
3.4. Estudo de casos
4. Desenvolvimento de recursos e experiências turísticas desde o sector privado
4.1 Fases do desenvolvimento do produto turístico
4.2 Estudo de viabilidade
4.3 Implementação
4.4 Comercialização
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta aos objetivos 1, 2 e 3 , explorando os conceitos e temáticas da criação e criatividade.
- O tema 2 vai ao encontro do objetivo 4, que pretende entender os diferentes agentes que podem cirar produto turístico .
- O tema 3 dá resposta ao objetivo 5, que se dedica a explorar o desenvolvimento de recursos produtos e experiências turísticas desde o sector público.
Netto, A. & Gaeta, C. ;Turismo de experiências, Senac, 2011 |
Morgan, M.; Lugosi, P. & Brent Richie, J. (Eds);The tourism and leisure experience: consumer and managerial perspectives, Channel View Publications, 2010 |
Filipe, C. ;Andanças do turismo criativo, Universidade de Aveiro, 2009 |
Moscardo, G. ;;Understanding Tourist Experience through mindfullness theoryIn Kozak, M. & Decrop, A. (Eds.)Handbook of tourist behavior: theory and practice, Routledge, 2008 |
Sun Tung, V. & Ritchie, J. ;Exploring the essence of memorable tourism experiences, Annals of tourism research, 38 (4), 2011 |
Hudson, S. & Ritchie, J.B.;;Branding a memorable destination experience. The case of "Brand Canada"., International Journal of Tourism Research, 2009 |
Morgan, M., Elbe, J. & de Esteban Curiel, J.;Has the experience economy arrived yet? The views of destination managers., International Journal of Tourism Research. 11: 201-216.,, 2009 |
Morgan, M., Lugosi, P. & Ritchie, J.R.B. (eds);The Tourism and Leisure Experience: Consumer and Managerial Perspectives., Channel View Publications, 2010 |
Ryan, C. ;Tourism experience: A review of the literature, 2010 |
Schmitt, B.H;Customer Experience Management: A Revolutionary Approach to Connecting with your Customers, John Wiley, 2003 |
Uriely, N.;The tourist experience: Conceptual developments., Annals of Tourism Research 32: 199-216, 2005 |
Ferreira, D. ;Processos criativos: a relação entre criatividade e criação, Universidade Europeia, 2017 |
Pinto, A.;Produtos turísticos- instrumentos de desenvolvimento local. Caso de estudo-Sardoal., Instituto Politécnico de Tomar, 2013 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 68 | |
Total: | 107 |
2 Testes escritos 2 x 30%
1 trabalho e-learning: 40%
Elementos de avaliação final
Prova escrita individual: 100%
Nos termos do Regulamento:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.