Código: | LTU2222 | Sigla: | HAEP |
Área de Ensino: | História |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 2º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 9,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
O programa da unidade curricular de Arte e Património visa fornecer ao discente ferramentas fundamentais para a compreensão do(s) Património(s) e das manifestações artísticas ao longo da História. Visando tais objectivos, o programa começa com uma breve abordagem aos conceitos de Arte, Património, Memória e Identidade Cultural e à legislação internacional e nacional destinada à sua valorização e protecção e classificação, incluindo também os organismos responsáveis pela salvaguarda do Património. Seguidamente o programa aborda os diferentes tipos de Património (arqueológico, arquitectónico, etnográfico e imaterial...) produzidos ao longo do tempo à escala planetária, mas sublinhando de um modo mais destacado aquele que se encontra classificado e preservado no actual território português. Além dos exemplos apresentados e analisados pelo docente, os alunos apresentarão também "casos de estudo" resultantes dos seus trabalhos práticos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Entender a Arte o Património Cultural como testemunhos fundamentais de Identidade e Memória do Passado.
- Reconhecer a importância da salvaguarda do património cultural.
- Compreender a Arte e o Património Cultural como um produto turístico privilegiado.
- Apreender as diferentes classificações de Património e identificá-las no seu devido contexto.
- Reconhecer e enumerar as características específicas do património arqueológico, arquitectónico e etnográfico do território português.
- Enquadrar o Património Cultural no respectivo Tempo e Espaço.
Competências a desenvolver
No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer que a salvaguarda do Património Nacional constitui um factor fundamental de desenvolvimento económico.
- Compreender o Turismo como uma potencial actividade promotora e zeladora da integridade física do Património.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto interdisciplinar e em desafios futuros.
1. Identificação, valorização e protecção do Património
1.1. Definições de Património(s). Património histórico, arqueológico, etnográfico, arquitectónico, artístico, móvel, imóvel, imaterial, intangível...
1.2. Instituições e legislação portuguesa e internacional
1.3. Classificações. Património da Humanidade, Nacional, Imóvel de Interesse Público, Imóvel de Valor Concelhio. Os monumentos, sítios e conjuntos.
1.4 . Classificações. A Arte e o Património móvel
2. Arte e Património ao longo da História. A especificidade portuguesa.
2.1. Património e arte pré-histórica. O case study do Côa e do megalitismo
2.2 Património e arte proto-histórica. O case study dos castros e outras manifestações da Idade do Ferro
2.3 Património e arte romana. O case study de Tongóbriga, Conímbriga, Portus cale, Tróia...
2.4 Património e arte medieval. O românico (case study: a Rota do Românico), o gótico (case study: mosteiros góticos Batalha, Leça do Balio, S. Francisco do Porto, Alcobaça...). O "fenómeno" do manuelino.
2.5 Património e arte renascentista e maneirista. O case study do Museu de Arte Antiga e das Igreja da Misericórdia e dos Grilos (Porto)
2.6 Património e arte barroca. O case study de Mafra e das obras de Nasoni (Porto)
2.7 Património e arte neoclássica e dos revivalismos do século XIX. O case study de Sintra, Buçaco e Museu Nacional Soares dos Reis
2.8 Património e arte do século XX. O case study do neorealismo da escola do Porto, arquitetura de Siza Vieira e Museu de Serralves
O programa apresenta os conteúdos essenciais para alcançar os objetivos propostos na unidade curricular.
Cardoso, J.;Estudos do património, Universidade aberta, 2005 |
A transmissão dos conhecimentos será motivada, em sala de aula, com o recurso sistemático a mapas, cronologias e imagens. As aulas terão também uma significativa componente "in situ", decorrendo no interior de monumentos alusivos ao tipo de património abordado. Tal facilitará a promoção da discussão e da análise crítica e uma maior intervenção e reflexão sobre os conteúdos estudados.
A participação dos discentes nas atividades da sala de aula é reforçada pela elaboração de pequenos trabalhos práticos a apresentar à turma sobre temas de estudo previamente definidos e acompanhados pelo docente. Procura-se, desta forma, estimular a troca de experiências e a resolução de dificuldades comuns.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 100 | |
Total: | 160 |
Apresentação de trabalho prático:30%.
Assiduidade:10%
Testes:2X30%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39 º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame Final: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.