Código: | LTU2216 | Sigla: | PTDS |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 2º | 6 | 60 | 160 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
1. Planeamento turístico.
1.1. Conceitos, objetivos e caraterísticas do planeamento.
1.2. Do planeamento ao planeamento turístico.
1.3. Componentes, etapas e processo de planeamento.
1.4. Níveis de planeamento.
1.5. Novos modelos de planeamento.
2. Desenvolvimento em turismo.
2.1. Conceitos, objetivos e benefícios do desenvolvimento.
2.2. O processo de desenvolvimento sustentável.
2.3. Impactos do turismo.
2.4. Acessibilidade, ética e responsabilidade em turismo: Código de ética em turismo.
2.5. Indicadores de turismo para destinos sustentáveis.
3. Destinos turísticos.
3.1. Definições e conceitos.
3.2. Ciclo de vida do destino turístico.
3.3. Modelos de gestão de destinos.
3.4. Competitividade de destinos turísticos.
4. Estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico.
4.1. Importância do planeamento estratégico.
4.2. Boas práticas em turismo.
4.3. Estratégia Turismo 2027.
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
a) o tema 1 permite alcançar os objetivos 1, 2 e 3, apresentando conceitos e temáticas fundamentais do planeamento, o conhecimento do processo de planeamento em turismo, bem como o reconhecimento da sua importância;
b) o tema 2 permite alcançar o objetivo 4, de sensibilização para a importância e necessidade de sustentabilidade tanto no planeamento como no desenvolvimento da atividade turística;
c) o tema 3 contribui para atingir os objetivos 5 e 6, na medida em que apresenta conteúdos que permitem caracterizar os destinos turísticos, assim como identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo;
d) o tema 4 contribui para os objetivos 7 e 8, no domínio do conhecimento de indicadores de desenvolvimento turístico sustentável, recorrendo a identificação, análise e discussão de boas práticas.
Silva, F. & Umbelino, J. (Coord.) ;Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lidel, 2017 |
Cooper, C. & Hall, C. M. ;Contemporary Tourism: An international approach, Goodfellow Publishers Limited, 2016 |
Burns, P. ;Tourism planning ¿ a third way? , Annals of tourism research, 30(1), 24-43., 2004 |
Costa, C. ;An emerging tourism planning paradigm? A comparative analysis between town and tourism planning, International Journal of Tourism Research, 3:425-441, 2001 |
Costa. C. ;Tourism planning, development and the territory. , Elsevier, 2006 |
World Tourism Organization ;A practical guide to tourism destination management, WTO, 2007 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), seminário, trabalho de campo, sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 68 | |
Total: | 68 |
2 Testes escritos 2 x 35%
2 Trabalhos de campo a submeter via e-learning 30%
De acordo com o Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Elementos de avaliação final
Prova escrita individual: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 39º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular.