Código: | LTU2216 | Sigla: | PTDS |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 2º | 6 | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
1. Planeamento turístico
1.1. Conceitos, objetivos e características do planeamento
1.2. Do planeamento ao planeamento turístico
1.3. Componentes, etapas e processo de planeamento
1.4. Níveis de planeamento
1.5. Novos modelos de planeamento
2. Desenvolvimento em turismo
2.1. Conceitos, objetivos e benefícios do desenvolvimento
2.2. O processo de desenvolvimento sustentável
2.3. Impactos do turismo
2.4. Acessibilidade, ética e responsabilidade em turismo: Código de ética em turismo
2.5. Indicadores de turismo para destinos sustentáveis
3. Destinos turísticos
3.1. Definições e conceitos
3.2. Ciclo de vida do destino turístico
3.3. Modelos de gestão de destinos
3.4. Competitividade de destinos turísticos
4. Estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico
4.1. Importância do planeamento estratégico
4.2. Boas práticas em turismo
4.3. Estratégia Turismo 2027
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 permite alcançar os objetivos 1, 2 e 3, apresentando conceitos e temáticas fundamentais do planeamento, o conhecimento do processo de planeamento em turismo, bem como o reconhecimento da sua importância.
- O tema 2 permite alcançar o objetivo 4, de sensibilização para a importância e necessidade de sustentabilidade tanto no planeamento como no desenvolvimento da atividade turística.
- O tema 3 contribui para atingir os objetivos 5 e 6, na medida em que apresenta conteúdos que permitem caracterizar os destinos turísticos, assim como identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo.
- O tema 4 contribui para os objetivos 7 e 8, no domínio do conhecimento de indicadores de desenvolvimento turístico sustentável, recorrendo a identificação, análise e discussão de boas práticas
Silva, F. & Umbelino, J. (Coord.) ;Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lidel, 2017 |
Cooper, C. & Hall, C. M. ;Contemporary Tourism: An international approach, Goodfellow Publishers Limited, 2016 |
Burns, P. ;Tourism planning ¿ a third way? , Annals of tourism research, 30(1), 24-43., 2004 |
Costa, C. ;An emerging tourism planning paradigm? A comparative analysis between town and tourism planning, International Journal of Tourism Research, 3:425-441, 2001 |
Costa. C. ;Tourism planning, development and the territory. , Elsevier, 2006 |
World Tourism Organization ;A practical guide to tourism destination management, WTO, 2007 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), seminário, trabalho de campo, sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Teste/Exame | 12 | |
Estudo autónomo | Estudo | 100 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos 2 x 35%
Trabalhos de campo a submeter via e-learning 30%
Elementos de avaliação final
Prova escrita individual: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 39º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.