Código: | LTU2114 | Sigla: | LEIIA |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 1º | 4 | 38 | 106 |
Docência - Horas
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Nas aulas de língua alemã A1.2 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, comidas e bebidas, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Nma primeira instância será feita a leitura e interprtação do conto "Doktor Frankenstein".
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:
1. O quotidiano: perceber e dizer as horas;
2. Refeições: falar sobre a comida; planear compras; manter uma conversa durante as compras e/ou a refeição
4. Pedidos e pagamentos no restaurante;
5. Exprimir gostos e desagrados;
6. Profissões/Trabalho;
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
1. Casos sintácticos: revisões do Nominativo e Acusativo
2. O Dativo; preposições e verbos q pedem acusativo e dativo
3. Formação de suubstantivos a partir de adjectivos
Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.
Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna;DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015 |
Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse;DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015 |
Reimann, Monika;Gramática essencial do Alemão, Ismaning: Hueber, 2004 |
Aulas teórico-práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação activa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em "powerpoint".
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
testes | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
estudo autonomo | Estudo | 65 | |
Total: | 106 |
- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- trabalho - 2 momentos de submissão e-learning (30%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do art. 39º é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso
- exame (100%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita..
As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didácticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação activa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.