Código: | LTU2112 | Sigla: | LFRI |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 1º | 4 | 38 | 107 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa colocar o aprendente com a língua francesa em conformidade com as diretivas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A1(elementar).
Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa básica em francês de forma a realizar interacções simples e quotidianas, na escrita e na oralidade assim como favorecer o contacto com aspectos socioculturais em contexto profissional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em situações simples, sobre assuntos familiares e em contextos profissionais específicos de forma a responder adequada e agilmente a necessidades comunicativas imediatas.
Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto; - Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos; - Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capaz de:
- Compreender um locutor nativo que se expressa de forma clara, num registo normativo, com um débito normal; - Interagir de forma fluída, usando um repertório lexical e ferramentas gramaticais simples, sobre assuntos e em contextos profissionais familiares; - Produzir textos simples por escrito como notas e relatórios breves; descrições; cartas/e-mails; - Comparar fenómenos e aspetos socioculturais e sócio profissionais; Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos: - Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto; - Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos; - Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.
Entrar em contacto
Preencher um formulário
Obter um documento Abordar alguém para obter alguma coisa
Conhecer alguém Falar de si Conversar ao telefone
Deixar uma mensagem Redigir um e-mail, um sms
Reservar e comprar Interagir num hotel
Orientar alguém e orientar-se
Falar do seu quotidiano
Explicar hábitos
Dar tarefas para serem realizadas e solicitar explicações
Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso.
Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada do método comunicativo/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.
Avaliação distribuída com exame final
Exame escrito: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s)
trabalho(s) práticos ou teórico práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação
correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua,
desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do
preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no
momento da realização da prova escrita;
c) Uma prova oral à qual terá
acesso o estudante classificado com nota final de 8 ou 9 valores e
tenha obtido uma nota mínima de 8 valores no(s) elemento(s) de avaliação
referidos.
Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A1 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).