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Língua Francesa I

Código: LTU2112    Sigla: LFRI

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 4 38 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU1

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa colocar o aprendente com a língua francesa em conformidade com as diretivas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A1(elementar).
Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa básica em francês de forma a realizar interacções simples e quotidianas, na escrita e na oralidade assim como favorecer o contacto com aspectos socioculturais em contexto profissional.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em situações simples, sobre assuntos familiares e em contextos profissionais específicos de forma a responder adequada e agilmente a necessidades comunicativas imediatas.

Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:

- Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto; - Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos; - Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capaz de:

- Compreender um locutor nativo que se expressa de forma clara, num registo normativo, com um débito normal; - Interagir de forma fluída, usando um repertório lexical e ferramentas gramaticais simples, sobre assuntos e em contextos profissionais familiares; - Produzir textos simples por escrito como notas e relatórios breves; descrições; cartas/e-mails; - Comparar fenómenos e aspetos socioculturais e sócio profissionais; Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos: - Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto; - Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos; - Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.

Programa

Entrar em contacto
Preencher um formulário
Obter um documento Abordar alguém para obter alguma coisa
Conhecer alguém Falar de si Conversar ao telefone
Deixar uma mensagem Redigir um e-mail, um sms
Reservar e comprar Interagir num hotel
Orientar alguém e orientar-se
Falar do seu quotidiano
Explicar hábitos
Dar tarefas para serem realizadas e solicitar explicações

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso.

Bibliografia Principal

Dubois, Anne-Lyse ; Tauzin, Béatrice ;Objectif express Nouvelle Edition A1 A2 , Hachette, 2013. ISBN: 9782011560070

Bibliografia Complementar

Helena Rangel, Fernanda Lopes Martins;Apprends et révise la grammaire, Porto Editora , 2016. ISBN: 978-972-0-31289-1
Robert, Paul;Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française, Robert , 2017. ISBN: ISBN: 9782321008583
Andreu Coll Arnaud Laygues;Le français en contexte Tourisme A1 A2 , Maison des langues , 2014. ISBN: 9788415640226

Métodos de Ensino

Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada do método comunicativo/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.      


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  8
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  66
  Total: 107

Avaliação Contínua

Um trabalho de grupo (expressão oral) + uma ficha de trabalho de grupo (compreensão de um documento oral/audiovisual): 40% (20%+ 20%)

Dois testes escritos: 60% (compreensão e expressão escrita)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame escrito: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A1 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).