Código: | LTU2105 | Sigla: | LINGI |
Página Web: | http://elearning.isag.pt |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 1º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Inglês
Breve resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos temáticos
1. Chegadas
1.1 Diferenças culturais nas saudações
1.2 As boas vindas aos visitantes
1.3 Aluguer de automóveis
2. Um Sítio para Ficar
2.1 Acolhimento dos visitantes
2.2 Pesquisando hotéis
2.3 Serviços hoteleiros
3. Serviços de Informação Turística
3.1 Tipos de turistas
3.2 Serviços de informação
3.3 Indicações e direções
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
Preposições
Vocabulário
Saudações e apresentações
Localização dos objetos
Indicações
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que visam a aquisição e desenvolvimento das competências orais e escritas, gramática e vocabulário, em Inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino e avaliação) para a elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares.
Os conteúdos programáticos visam também o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações ao fornecer-lhes ferramentas operacionais que lhes permitem alcançar tal objetivo.
Strutt, Peter;English International Tourism, Pearson, 2015. ISBN: 978-1-4479-2383-1 |
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8 |
global.oup.com |
www.britishcouncil.pt |
www.cambridge.org |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Teste /Exame | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 81 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 19 | |
Total: | 160 |
Testes escritos individuais: 2 testes (35%+35%)
Trabalho de grupo: 1 (30%)
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre Turismo numa cidade portuguesa, à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão do plano do projeto através da plataforma e-learning
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto
A não apresentação do Trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e implica a sua passagem para o regime de avaliação final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Prova escrita: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias de ensino propostas articulam diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação oral e escrita.
A realização de projetos de grupo possibilita ainda o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações em língua inglesa.