Código: | LTU2104 | Sigla: | EAPL |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 1º | 4 | 36 | 106 |
Teórico-Práticas: | 26,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Microsoft Powerpoint
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A economia como ciência de estudo dos fenómenos sociais, abarca duas grandes áreas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento mais aprofundado do seu estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, medição do produto, desemprego, inflação e equilíbrio macroeconómico
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia, sobretudo relacionados com o comportamento do consumidor, funcionamento das empresas e medição e interpretação das principais variáveis macroeconómicas;
2. Descrever como funcionam os mercados, os ajustamentos entre oferta e procura e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais delineadas em função do tipo de estrutura de mercado vigente;
4. Compreender os grandes agregados macroeconómicos e o modo como se interrelacionam, calcular e analisar as principais grandezas macroeconómicas e identificar os principais instrumentos de política fiscal, monetária e orçamental.
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos da atualidade.
A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA
1.1 Conceitos básicos.
1.2 Os problemas económicos fundamentais da sociedade.
2. MERCADOS
2.1 A procura e a oferta.
2.2 Equilíbrio de mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor.
2.5 O papel do Estado no mercado.
3. TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição orçamental.
3.2 As preferências e escolhas do consumidor.
3.3 O efeito rendimento e efeito substituição.
4. TEORIA DA EMPRESA
4.1 Função de Produção e Fatores Produtivos.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados e Comportamento Estratégico.
5. MACROECONOMIA: VISÃO GLOBAL DA ECONOMIA
5.1 Conceitos Fundamentais.
5.2 Principais problemáticas macroeconómicas.
6. A MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
6.1 O Produto e Rendimento nacional.
6.2 O Desemprego.
6.3 A Inflação.
7. AS FLUTUAÇÕES E EQUILÍBRIO MACROECONÓMICO
7.1 A Procura e Oferta Agregada.
7.2 As Políticas Monetária, Fiscal e Orçamental.
O 1º objetivo "Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia" é abordado no capítulo 1 do programa, onde são identificados os problemas económicos fundamentais da sociedade.
O 2º objetivo "Descrever como funcionam os mercados" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza as forças de mercado, procura e oferta, e o papel do Estado.
O 3º objetivo "Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais" é atingido nos 3º e 4º capítulos do programa que, por um lado, explica o comportamento do consumidor em função da sua restrição orçamental e, por outro lado, caracteriza o funcionamento e decisões estratégicas das empresas.
Por último, o 4º objetivo "Compreender os grandes agregados macroeconómicos" é desenvolvido nos capítulos 6 e 7; no 6º capítulo é explicada a forma de medição da atividade económica, enquanto que no 7º capítulo é analisada a situação de equilíbrio macroeconómico e explicadas as políticas monetária, fiscal e orçamental.
Fernandes, A., Pereira, E., Bento, J., Madaleno, M. & Robaina, M.;Introdução à Economia, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 9789726188780 |
Mankiw, N.;Principles of Economics, Cengage Learning, 2015. ISBN: 9781285165875 |
Samuelson, P. & Nordhaus, W.;Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012. ISBN: 9789899717237 |
Matias, A.;Economia do Turismo, Instituto Piaget, 2007. ISBN: 9789727718740 |
Carvalho, L.; Microeconomia e Macroeconomia (2ª edição), Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-773-8 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos
sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a
discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal
utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software
Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e
efectuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte
informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas
exemplificativas. No
decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura
pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a
apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Realização de Inquéritos "Face a Face" | Trabalho laboratorial ou de campo | 2 | |
2 Momentos de Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Processamento de dados recolhidos em questionário | Relatório/Dissertação | 2 | |
Estudo | Estudo | 67 | |
Total: | 106 |
Elementos da Avaliação Final:
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. O 2º, 3º e 4º objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com exercícios em sala de aula, através de fichas de trabalho disponibilizadas aos estudantes a priori em formato "pdf", desenvolvimento de uma ação de rua através da realização de questionários com o intuito de obter dados primários para a realização de trabalho científico e análise de documentos de trabalho.