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História das Cidades e do Urbanismo

Código: LTU1537    Sigla: HCU

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 10,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
O programa da unidade curricular de "História das Cidades e do Urbanismo" visa fornecer ao discente ferramentas fundamentais para a compreensão do processo histórico e do(s) Património(s) associado ao aparecimento e desenvolvimento dos diferentes tipos de cidades . Visando tais objectivos, o programa começa com uma breve abordagem aos conceitos, definições e caracterização de Cidade, Centro Histórico e Urbanismo. Seguidamente o programa aborda os diferentes tipos de cidades produzidos ao longo do tempo à escala planetária, mas sublinhando de um modo mais destacado aquele que se encontra classificado e preservado no actual território português. As cidades como objeto turístico será também um dos temas em análise. Além dos exemplos apresentados e analisados pelo docente, os alunos apresentarão também "casos de estudo" resultantes dos seus trabalhos práticos.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
- Entender as Cidades e o seu Património como testemunhos fundamentais de Identidade e Memória do Passado.
- Reconhecer a importância da salvaguarda do património cultural.
- Compreender a Cidade no seu todo como um produto turístico privilegiado.
- Apreender as diferentes classificações de Urbanismo e identificá-las no seu devido contexto.
- Enquadrar as Cidades e os seus núcleos históricos no respectivo Tempo e Espaço.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer que a salvaguarda da cidade enquanto Memória e Património Histórico constitui um factor fundamental de desenvolvimento económico.
- Compreender o Turismo como uma potencial actividade promotora e zeladora da identidade das Cidades.
- Compreender os perigos que, no entanto, a atividade turística pode acarretar para o descaracterizar da Cidade
- Aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto interdisciplinar e em desafios futuros.

Programa

1 -  Apresentação. Os diferentes tipos de cidades
2 -  Nomadismo versus sedentarismo. A emergência das cidades. Formas proto-urbanas de povoamento.
3 -  A cidade Antiga
4 -  A cidade medieval 1
5 -  A cidade medieval 2
6 -  A cidade islâmica
7 -  A cidade do Renascimento
8 -  A cidade Barroca
9 -  A cidade Barroca e os Caminhos de Santiago
10 -  A cidade industrial
11 -  Visita de estudo à cidade do Porto
12 -  O Turismo e as cidades

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

As temáticas apresentadas no programa dão resposta aos objetivos acima identificados, permitindo o reconhecimento das cidades e património para a identidade e memória, reconhecer a importância e necessidade de salvaguarda enquanto património e produto turístico.

Bibliografia Principal

Goitia, Fernando Chueca;Breve história do urbanismo , Editorial Presença, 2003

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais materiais multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  68
  Total: 107

Avaliação Contínua

Apresentação de trabalho prático: 30%.
Assiduidade: 10%
Testes escritos individuais: 2X 30%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame Final: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.