Código: | LTU1320 | Sigla: | LIIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Docência - Horas
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Inglês
Resumo descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos tenham consolidado, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
Competências a desenvolver
- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com flexibilidade e fluência.
- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.
Conteúdos temáticos:
1. Guias turísticos e gestores
1.1 Oportunidades de trabalho, formação e qualificação para guias turísticos
1.2 Níveis de desempenho no contexto empresarial, liderança e competências de gestão
2. Entretenimento na hotelaria
2.1 Atividades para diferentes grupos
2.2 Serviço de atendimento ao cliente
3. Turismo especializado
3.1 Turismo especializado local e mal-entendidos culturais
3.2 Uma recensão
4. Viagens de negócios
4.1 Consciência cultural
4.2 Viagens de negócios e a indústria do turismo
4.3 Um e-mail de consulta sobre um evento
Conteúdos gramaticais:
- Tempos verbais (presente, passado, futuro, imperativo)
- Verbos modais
- Expressões verbais para transmitir dimensões
- Pronomes indefinidos
- Outros que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade
Vocabulário:
- Explicar procedimentos
- Gestão de problemas e momentos de crise
- Gestos e sinais culturais
- Solicitar informação
- Descrever dimensões e capacidade de diferentes equipamentos, espaços e edifícios
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem.
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8 |
Dictionary of Leisure, Travel and Tourism, A&C Black Publishers, 2006 |
http://www.cambridge.org/ |
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017 |
global.oup.com |
www.britishcouncil.org |
Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de grupo e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 19 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 46 | |
Total: | 106 |
Estudo de públicos: participação no evento Serralves em Festa - Festa do Outono, a 28 e 29 de setembro de 2019 (10%).
Testes escritos individuais: 2 (30% + 30%).
Trabalhos de grupo: 2 (TG1 = 10% + TG2 = 20%).
TG1- Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua deverão produzir em grupo uma recensão a ser submetida através da plataforma E-Learning. Os grupos serão definidos de acordo com o número total de alunos inscritos nesta modalidade.
TG2- Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo, sobre uma temática estudada à sua escolha relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular. O grupo deve ser composto no máximo por 3 (três) elementos. Em casos excecionais, poderá ser autorizada a organização de grupos com diferentes composições, cabendo a decisão final ao docente responsável pela unidade curricular. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- submissão do plano de projeto através da plataforma E-Learning;
- nível de proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto.
A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita: 100 %
As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos de grupo fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.