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Comportamento e Ética Organizacional

Código: LTU1318    Sigla: CEO

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU 1 Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 4 ECTS 39 106

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Rui Nuno Figueiredo Correia   2,00
Seminário Totais 1 0,20
Rui Nuno Figueiredo Correia   0,20
Outro Totais 1 0,40
Rui Nuno Figueiredo Correia   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Nuno Figueiredo Correia Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Através desta unidade curricular pretende-se que os alunos interiorizem os conceito de comportamento organizacional e compreendam a importância da ética para o seu desenvolvimento, procedendo-se a uma caraterização de diversas teorias organizacionais. Serão desenvolvidas e analisadas as competências que contribuem para a eficácia de um gestor numa organização, tendo em consideração os problemas relacionados com o desempenho individual e com a produtividade, sendo analisadas diversas teorias sobre a satisfação e a motivação, dando-se grande relevo à importância da liderança, do trabalho em equipa, dos conflitos e da sua gestão numa organização. Para compreender a importância da ética no desenvolvimento do comportamento organizacional, salientam-se os principais pontos das mais significativas investigações neste domínio, serão analisadas as dimensões da justiça organizacional, da cultura organizacional, da responsabilidade social das empresas, dos códigos de ética, deontológicos e de conduta, bem como dos comportamentos de cidadania organizacional.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Compreender o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento e as sua relação direta com o comportamento organizacional.
b) Proporcionar a compreensão das razões que levaram à análise das organizações numa base científica, racional e emocional.
c) Perceber a importância do elemento humano como base explicativa crucial do funcionamento interno das organizações e descrever as organizações como sistemas sociais.
d) Compreender a importância da satisfação e do processo motivacional na dinâmica do comportamento organizacional.
e) Proporcionar o conhecimento dos conceitos teóricos para se poder analisar o funcionamento do comportamento organizacional e da importância da ética no seu desenvolvimento.
f) Proporcionar a compreensão da problemática da liderança, do trabalho em equipa, dos conflitos e da sua gestão e impactos nas dinâmicas do comportamento organizacional.
g) Sensibilizar para a importância da moral, da ética e da deontologia, tendo em consideração as dimensões pessoal e profissional.
h) Conhecer e compreender as principais perspetivas relativas à ética e aos seus impactos no âmbito das políticas de responsabilidade social das empresas e dos seus impactos na cultura organizacional.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se desenvolver competências que possibilitem:
a) Proceder à realização de um diagnóstico do clima organizacional.
b) Compreender o funcionamento dos mecanismos aos níveis da satisfação e da motivação em contexto organizacional.
c) Compreender a importância da liderança e do trabalho em equipa.
d) Intervir ao nível do diagnóstico e gestão de conflitos.
e) Desenvolver capacidades de negociação compatíveis com o exercício profissional.
f) Refletir e atuar de forma crítica, balizando a sua atuação em função de critérios éticos.
g) Dominar o vocabulário básico da ética e da deontologia, nomeadamente no que diz respeito aos temas desenvolvidos e às teorias apresentadas.

Programa

1. O desenvolvimento do contrato psicológico nas organizações orientado para performances de elevado rendimento
2. Determinantes do comportamento organizacional: personalistas, situacionistas e integracionistas
3. A determinação das inteligência emocional no comportamento organizacional
4. Motivação: a conjugação de energias internas e externas
5. Satisfação: trabalhadores felizes são mais produtivos?
6. Liderança, trabalho em equipa e eficácia organizacional
7. Negociação e gestão de conflitos: a importância da ética
8. Justiça organizacional: justiça objetiva, subjetiva, distributiva, procedimental e interaccional
9. Cultura organizacional: relação entre a ética, a moral e a deontologia
10. Responsabilidade social das empresas: económica, legal e ética
11. Ética na gestão: códigos de ética, deontológicos e de conduta
12. Comportamentos de cidadania organizacional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais e técnicas, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing, take home e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.

Bibliografia Principal

Almeida, F.;Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas, Princípia Editora, 2010
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C.;Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2007

Bibliografia Complementar

Correia, R.;The Development of Psychological Contract Oriented to High Performances, Journal Psycho (41 (2), pp. 266-277)
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C. e Gomes, J.;Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, 2015
Lennick, D., Kiel, F.;Inteligência Moral, Editorial Presença, 2009
Newstrom, J.;Comportamento Organizacional - O Comportamento Humano no Trabalho, McGraw-Hill, 2008
Rocha, A.;Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Editorial Vida Económica, 2010
Vala, J., Caetano, A.;Gestão de Recursos Humanos ¿ Contextos, Processos e Técnicas, Editora RH, 2007

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo, take home e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, realizada com recurso à partilha de diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos e do professor especialista na área da GRH, potenciando uma aproximação dos alunos ao mercado de trabalho e às diferentes práticas de gestão com impacto nas dinâmicas do comportamento e da ética organizacional.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Teste  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  53
Outras  Projectos  6
Trabalho de grupo  Projectos  12
Seminário  Participação Presencial  3
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 35% + 35%
- Participação presencial e trabalhos take home (e-learning): 10%
- Trabalho de grupo (e-learning): 20%

Nos termos do regulamento da licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para compreender o desenvolvimento do comportamento organizacional, importa conhecer: i) o desenvolvimento do contrato psicológico nas organizações; ii) as principais determinantes do comportamento organizacional; iii) a importância da inteligência emocional; iv) o desenvolvimento dos estados de satisfação e motivação; v) o papel da liderança e a importância do trabalho em equipa; vi) a importância dos conflitos e dos seus processos de gestão e negociação.
Para compreender a importância da ética no desenvolvimento do comportamento organizacional, importa conhecer as principais variáveis que a determinam e os seus principais impactos: i) justiça organizacional: justiça objetiva, subjetiva, distributiva, procedimental e interaccional; ii) cultura organizacional; iii) responsabilidade social das empresas; iv) dos códigos de ética, deontológicos e de conduta; v) comportamentos de cidadania organizacional.