Código: | LTU1209 | Sigla: | GOT |
Área de Ensino: | Turismo |
Docência - Horas
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Português
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Definir e caracterizar turismo, recreio e lazer enquanto componentes da organização do território, contribuindo para ampliar e consolidar conhecimentos sobre as abordagens geográficas do turismo
Compreender os conceitos de áreas geradoras, de trânsito e de destino
Caracterizar, do ponto de vista do turismo, as diversas regiões do mundo, identificar os mercados emissores e os mercados recetores
Analisar a estreita relação de interdependência e articulação sistémica entre o território e turismo, enaltecendo o papel dos transportes no desenvolvimento dos destinos e a influência do clima
Fornecer ferramentas para a compreensão da cartografia turística
Identificar, no contexto português, o significado e o papel da componente turismo na consolidação do processo de desenvolvimento e na estruturação territorial
Fornecer conhecimentos sobre os principais instrumentos de gestão territorial que permita fazer uma análise critica acerca do papel do planeamento estratégico no desenvolvimento dos destinos
Compreender a importância da gestão estratégica enquanto instrumento de acompanhamento e monitorização do desenvolvimento económico, social e territorial
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Sensibilizar os alunos para a importância das temáticas a abordar na disciplina e fornecer o conhecimento e os instrumentos metodológicos necessários que lhes permitam estabelecer a ligação entre a geografia, a gestão do território e a área do turismo.
Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na disciplina, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.
Facultar o desenvolvimento de ferramentas de análise necessárias à articulação da gestão sócio-económica com as lógicas territoriais.
Desenvolver capacidade de auto-motivação, empenho e autonomia na execução dos trabalhos propostos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos adquiridos nas aulas.
Incentivar a criatividade e a capacidade de iniciativa na elaboração das tarefas propostas, bem como estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões, e sejam recetivos às ideias dos outros.
1. Enquadramento concetual da geografia do Turismo
1.1. A natureza do turismo, recreio e lazer.
1.2. A articulação territorial do sistema turístico.
1.3. Modelos de fluxos e de desenvolvimento espacial do turismo.
2. Território e Turismo
2.1. Conceitos chave da geografia.
2.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos.
2.3. Turismo e ambiente.
3. Clima
3.1. Tipos de clima e zonas climáticas.
3.2. A influência do clima nas atividades turísticas.
3.3. Alterações climáticas.
4. Cartografia turística
4.1. Noções básicas de localização e orientação.
4.2. Linguagem dos mapas.
4.3. Mapa turístico.
5. O Turismo no Mundo
5.1. Regiões de turismo a nível mundial.
5.2. Geografia dos fluxos turísticos internacionais.
5.3. Perspetivas futuras.
6. O Turismo em Portugal
6.1. Fases de consolidação do turismo nacional.
6.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos em Portugal.
6.3. Padrões de fluxos turísticos.
6.4. Caracterização dos mercados de origem.
7. Os transportes
7.1 Implicações dos transportes nos destinos.
7.2 Turismo e mobilidade
A Geografia é fundamental para o estudo do turismo, dado que o Turismo ocorre no território, envolvendo fluxos e atividades entre os diferentes espaços e depende largamente das caraterísticas físicas, sociais das inter-relações que ocorrem entre o território, as atividades e os indivíduos.
Esta unidade curricular considera três conceitos fundamentais: a dimensão espacial, as componentes geográficas do sistema turístico e a interação especial entre estas componentes, que resultam em impactes económicos, ambientais, culturais e sociais. Pretende-se, com esta unidade curricular, enquadrar os discentes no meio físico e humano que os rodeia e que configure o espaço turístico, bem como fornecer os meios de interpretação e informação tendo em consideração o ordenamento dos territórios turísticos.
Marujo, M. N.; Carvalho, P.;Turismo, planeamento e desenvolvimento sustentável, Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 147-161, 2010 |
Marujo, M. N.; Carvalho, P;Turismo, planeamento e desenvolvimento sustentável, Turismo & Sociedade, 2010 |
Boniface, B. & Cooper, C. ;Worldwide Destinations: The Geography of Travel and Tourism, Butterworth-Heinemann, 2005 |
Calabuig, J. & Ministral, M. ;Manual de geografía turística de España , Síntesis, 1999 |
As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas da geografia e ordenamento do turismo, na sua vertente de natureza mais teórica.
O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de dados e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de debate crítico e de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas.
Decorrerão, em simultâneo, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 100 | |
Total: | 160 |
O desenvolvimento da unidade curricular será feito de forma expositiva, com debate de ideias, com a reflexão de conceitos e com a realização de um trabalho prático em grupo. Aos alunos serão apresentados os principais referenciais da geografia na sua relação com o turismo, sendo estimulados e capacitados para o planeamento de um destino turístico. Este planeamento será a aplicação prática dos conceitos teóricos, num trabalho de grupo de simulação de equipas multidisciplinares, uma vez que a atividade turística é multissetorial.