Código: | LTU1104 | Sigla: | ECO |
Área de Ensino: | Economia |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A economia como ciência de estudo dos fenómenos sociais, abarca duas grandes áreas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento mais aprofundado do seu estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, medição do produto, desemprego, inflação e equilíbrio macroeconómico
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia, sobretudo relacionados com o comportamento do consumidor, funcionamento das empresas e medição e interpretação das principais variáveis macroeconómicas;
2. Descrever como funcionam os mercados, os ajustamentos entre oferta e procura e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais delineadas em função do tipo de estrutura de mercado vigente;
4. Compreender os grandes agregados macroeconómicos e o modo como se interrelacionam, calcular e analisar as principais grandezas macroeconómicas e identificar os principais instrumentos de política fiscal, monetária e orçamental.
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos.
COMPETÊNCIAS
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos da atualidade.
A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA
1.1 Conceitos básicos.
1.2 Os problemas económicos fundamentais da sociedade.
2. MERCADOS
2.1 A procura e a oferta.
2.2 Equilíbrio de mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor.
2.5 O papel do Estado no mercado.
3. TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição orçamental.
3.2 As preferências e escolhas do consumidor.
3.3 O efeito rendimento e efeito substituição.
4. TEORIA DA EMPRESA
4.1 Função de Produção e Fatores Produtivos.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados e Comportamento Estratégico.
5. MACROECONOMIA: VISÃO GLOBAL DA ECONOMIA
5.1 Conceitos Fundamentais.
5.2 Principais problemáticas macroeconómicas.
6. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
6.1 O Produto e Rendimento nacional.
6.2 O Desemprego.
6.3 A Inflação.
7. AS FLUTUAÇÕES E EQUILÍBRIO MACROECONÓMICO
7.1 A Procura e Oferta Agregada.
7.2 As Políticas Monetária, Orçamental e Estrutural.
Carvalho, L.; Microeconomia e Macroeconomia (2ª edição), Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-773-8 |
Samuelson, P. & Nordhaus, W.;Economics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012 |
Teixeira, A., Silva, S., Ribeiro, A. & Carvalho, V.; Fundamentos Microeconómicos da Macroeconomia (3ª Edição), Vida Económica, 2014. ISBN: 978-972-788-899-3 |
Mankiw, N.;Principles of Economics, Cengage Learning, 2015. ISBN: 9781285165875 |
Matias, A.; Economia do Turismo, Instituto Piaget, 2007 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos
sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a
discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal
utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software
Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e
efectuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte
informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas
exemplificativas. No
decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura
pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a
apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Outras | Participação Presencial | 4 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 68 | |
Total: | 107 |
Elementos da Avaliação Final:
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.