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Economia

Código: LTU1104    Sigla: ECO

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Economia

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0
Outro: 0

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A economia como ciência de estudo dos fenómenos sociais, abarca duas grandes áreas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento mais aprofundado do seu estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, medição do produto, desemprego, inflação e equilíbrio macroeconómico

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia, sobretudo relacionados com o comportamento do consumidor, funcionamento das empresas e medição e interpretação das principais variáveis macroeconómicas;
2. Descrever como funcionam os mercados, os ajustamentos entre oferta e procura e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais delineadas em função do tipo de estrutura de mercado vigente;
4. Compreender os grandes agregados macroeconómicos e o modo como se interrelacionam, calcular e analisar as principais grandezas macroeconómicas e identificar os principais instrumentos de política fiscal, monetária e orçamental.

Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos.

COMPETÊNCIAS
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos da atualidade.

Programa

A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA
1.1 Conceitos básicos.
1.2 Os problemas económicos fundamentais da sociedade.
2. MERCADOS
2.1 A procura e a oferta.
2.2 Equilíbrio de mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor.
2.5 O papel do Estado no mercado.
3. TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição orçamental.
3.2 As preferências e escolhas do consumidor.
3.3 O efeito rendimento e efeito substituição.
4. TEORIA DA EMPRESA
4.1 Função de Produção e Fatores Produtivos.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados e Comportamento Estratégico.
5. MACROECONOMIA: VISÃO GLOBAL DA ECONOMIA
5.1 Conceitos Fundamentais.
5.2 Principais problemáticas macroeconómicas.
6. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
6.1 O Produto e Rendimento nacional.
6.2 O Desemprego.
6.3 A Inflação.
7. AS FLUTUAÇÕES E EQUILÍBRIO MACROECONÓMICO
7.1 A Procura e Oferta Agregada.
7.2 As Políticas Monetária, Orçamental e Estrutural.

Bibliografia Principal

Carvalho, L.; Microeconomia e Macroeconomia (2ª edição), Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-773-8
Samuelson, P. & Nordhaus, W.;Economics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012

Bibliografia Complementar

Teixeira, A., Silva, S., Ribeiro, A. & Carvalho, V.; Fundamentos Microeconómicos da Macroeconomia (3ª Edição), Vida Económica, 2014. ISBN: 978-972-788-899-3
Mankiw, N.;Principles of Economics, Cengage Learning, 2015. ISBN: 9781285165875
Matias, A.; Economia do Turismo, Instituto Piaget, 2007

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e efectuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas exemplificativas. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  2
Outras  Participação Presencial  4
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  68
  Total: 107

Avaliação Contínua

Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Inquérito "Face a Face" e um relatório individual a realizar on-line com uma ponderação de 20%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular