Código: | LRE2228 | Sigla: | LFIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Aviso nº 9881/2017 | 2º | 3 ECTS | 28 | 80 |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Outro: | 5,50 |
Docência - Horas
|
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa completar as aprendizagens da unidade curricular Língua francesa II.
Trata-se de colocar o estudante em contato com a língua francesa em conformidade os marcadores descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A2 (elementar). Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa em francês que permita comunicar em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos familiares e ligados ao seu contexto profissional.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos pessoais e profissionais, de forma adequada e ágil.
Competência a desenvolver:
- Compreender frases isoladas e frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata;
- Ler corretamente frases simples em notas informativas documentos profissionais simples, artigos curtos;
- Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar/comunicar informações, apresentar reclamações, etc.
Révisions
Proposer une prestation
Communiquer au sein de l¿entreprise
Rendre compte d¿une réunion
Présenter un projet événementiel
Expliquer des règles de sécurité
Présenter des solutions à un problème
Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso: relações empresariais.
SA;Pour parler affaires A2-B1, Maison des langues, 2011. ISBN: 9788484438564 |
Helena Rangel, Fernanda Lopes Martins;;Apprends et révise la grammaire,, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-31289-1 |
Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada abordagem comunicativa/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Outras | Participação Presencial | 5,5 | |
Teste escrito | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 49 | |
Total: | 80 |
Exame escrito: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s)
trabalho(s) práticos ou teórico práticos referidos no regulamento poderão também ser considerados, com uma ponderação
correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua,
desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do
preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no
momento da realização da prova escrita;
c) Uma prova oral à qual terá
acesso o estudante classificado com nota final de 8 ou 9 valores e
tenha obtido uma nota mínima de 8 valores no(s) elemento(s) de avaliação
referidos nas alíneas a) e b) anteriores.
Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).