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Empreendedorismo

Código: LRE2225    Sigla: EMPR

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LRE2

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 3,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
- Promover a experimentação e o teste de hipóteses;
- Conceber modelos de negócio;
- Saber construir um plano de negócios.

Competências a desenvolver

No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.

Programa

1. As tendências nos mercados globais
1.1 Principais driving-forces
1.2 Evolução do empreendedorismo

2. As funções de gestão
2.1 As novas funções de gestão para start up's

3. A criação do modelo de negócio
3.1 As questões legais e sociais da pequena empresa
3.2 Da ideia ao mercado. Tipos de negócio
3.3 A identificação de oportunidades/problemas
3.4 As soluções e teste de hipóteses
3.5 As métricas chave
3.6 Proposta de valor
3.7 Vantagem competitiva
3.8 Os canais e comunicação
3.9 Os custos e as fontes de receitas

4. O Plano de Negócio
4.1 Sumário executivo
4.2 Resumo da empresa
4.3 Descrição dos produtos/serviços
4.4 Estratégia do negócio
4.5 Operacionalização do negócio
4.6 Estrutura e liderança
4.7 Monitorização e avaliação do desempenho.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.

Bibliografia Principal

Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. ISBN: 9789898380258
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self PT, 2016. ISBN: 9789898781796

Bibliografia Complementar

Ries, Erick;The Lean Startup, Penguin Books , 2012. ISBN: 9780670921607
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel, 2010. ISBN: 9789727576777

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  12
Estudo Autónomo  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Prova Escrita I: 35%

- Prova Escrita II: 35%

-Trabalho de Grupo (Business Plan) submetido através da plataforma E-Learning: 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)

-Trabalho Individual de pesquisa no portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning: 10%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Empreendedorismo; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.