• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE2225

Empreendedorismo

Código: LRE2225    Sigla: EMPR

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
- Promover a experimentação e o teste de hipóteses;
- Conceber modelos de negócio;
- Saber construir um plano de negócios.

Competências a desenvolver

No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.

Programa

1. O Empreendedorismo
1.1. Introdução ao conceito do empreendedorismo
1.2. Tipos de empreendedorismo

2. O Empreendedor
2.1. A motivação do empreendedor
2.2. Características do empreendedor
2.3. Empreendedorismo e desenvolvimento económico / o empreendedor como empresário

3. Processo de criação da empresa
3.1. Aspetos legais e sociais
3.2. Motivos de fracasso e fatores de sucesso de um negócio
3.3. Identificação de oportunidades de negócio
3.4. Criatividade e inovação, Propriedade Intelectual
3.5. O modelo de negócio
3.6. Parcerias estratégicas / networking
3.7. Fontes de financiamento e sistemas de incentivos
3.8. Infraestrutura de apoio a promoção do empreendedorismo

4. Processo de elaboração de um plano de negócios
4.1. Da ideia ao negócio
4.2. Análise estratégica
4.3. Plano de Marketing
4.4. Planeamento económico e financeiro
4.5. Análise de viabilidade

5.Estudo de caso: As start-ups tecnológicas



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.

Bibliografia Principal

Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. ISBN: 9789898380258
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self PT, 2016. ISBN: 9789898781796

Bibliografia Complementar

Ries, Erick;The Lean Startup, Penguin Books , 2012. ISBN: 9780670921607
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel, 2010. ISBN: 9789727576777

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  12
Trabalho Grupo/Individual  Projectos  20
Avaliação  Teste/Exame  3
Seminários  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Teste/Exame  77
  Total: 160

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Business Plan): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
- Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

1 - Trabalho de Grupo - o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Business Plan, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a uma determinada ideia de negócio.

2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Empreendedorismo; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.