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Plataformas Digitais e E-Commerce

Código: LRE2224    Sigla: PDEC

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1819/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Laboratórios: 28,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Laboratórios: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível das plataformas digitais e do comércio eletrónico, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no mundo atual.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Descrever e identificar o papel das plataformas digitais no meio empresarial;
2. Conceber planos de Web Marketing e Comércio Eletrónico e compreender o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar algumas aplicações inerentes ao processo de implementação de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. Proceder à elaboração de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Conseguir implementar um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e monitorizar a sua implementação recorrendo a algumas aplicações específicas para o efeito.

Programa

1. Informação digital
1.1. Importância da informação digital
1.2. Pesquisa e Navegação na Internet
1.3. A evolução da Web (da 1.0 à actual)
1.4. Ferramentas da Web: Técnicas de organização da informação
1.5. Cooperação e Colaboração na Web
1.6. Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma digital
1.7. Regras "Net-etiqueta"
1.8. Comunidades virtuais (blogues, fórum de discussão, plataformas, ...);
1.9. Princípios da Web 2.0 (p.e., Redes sociais)
1.10. Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online.
1.11. Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão).
1.12. Sistemas de transferência e gestão de informação
2. E-Commerce: da estratégia à implementação;
2.1. O comércio eletrónico
2.1.1. Fundamentos de comércio eletrónico
2.1.2. Modelos e estratégia de negócio eletrónico
2.2. Infraestruturas de comércio eletrónico
2.2.1. A internet, a web e as plataformas móveis
2.3. Modelos de negócio no comércio eletrónico
2.3.1. Componentes de um modelo de negócio eletrónico
2.3.2. Modelos B2C e B2B
2.3.3. Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo
2.4. Desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrónico
2.4.1. Análise, Planeamento, Projeto, Implementação, Teste e Manutenção
2.4.2. Análise e otimização da performance de um site
2.5. Marketing e publicidade online
2.5.1. Consumidor online: Audiências e comportamentos
2.5.2. Marketing digital: Estratégias e ferramentas
2.5.3. Tecnologias de marketing digital
2.5.4. Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital
2.6. Marketing social, móvel e local
2.6.1. Marketing Social
2.6.2. Marketing Móvel
2.6.3. Marketing Local
2.7. Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico: desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe, passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. A utilização das plataformas digitais aliada ao comércio electrónico permite alcançar esses novos objectivos. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos de informação digital (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1. Os objetivos 2 e 3 serão alcançados com a aplicação prática de sistemas em e-commerce, nomeadamente no tópico 2 com o desenvolvimento de uma estratégia e posterior implementação.

Bibliografia Principal

Rowles, D.;Digital Branding: A Complete Step-By-Ste A Complete Step-By-Step Guide To Strategy, Tactics And Measurement, KOGAN PAGE LTD, 2015. ISBN: 9780749476564
Kenneth C. Laudon, Carol Guercio Traver;E-commerce 2018: business. technology. society (14th Edition), Person, 2019. ISBN: 9780134839516

Bibliografia Complementar

Ribeiro, N.;Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA - Editora Informática, 2012. ISBN: 9789727227440
Neto, J.; Afonso, C.; Amaral, I.; Monteiro, D.; Remondes, J.;Marketing Digital & E-Commerce, Psicosoma, 2016. ISBN: 9789728994723

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  6
Avaliação Individual  Teste/Exame  4
Estudo autónomo individual  Estudo  67
  Total: 107

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 35% da nota final.
Um trabalho de grupo com uma ponderação de 30% da nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
Nos termos do Artigo 41º do Regulamento de Avaliação:

Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.