• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE2216

Técnicas de Expressão e Comunicação II

Código: LRE2216    Sigla: TECII

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LRE2

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR


A unidade curricular de Técnicas de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM


- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;
- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;
- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;
- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;
- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER


Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.

Programa


1. Expressão e Comunicação ¿ conceitos
1.1. Novos paradigmas de Comunicação
1.2. A expressão escrita e a relação com as imagens
1.3 A conceção de projetos de comunicação
1.3.1. As campanhas
1.3.2. As mensagens
1.3.3. Os suportes
1.3.4. A campanha de comunicação da marca `Portugal¿

2. Expressão e Comunicação nas Empresas
2.1 Expressão e comunicação empresarial
2.1.1. A definição da estrutura
2.1.2. A identificação dos conteúdos
2.2. A Comunicação interna
2.2.1. A comunicação interna nas empresas
2.2.2. Formatos e estilos de comunicação interna
2.2.3. O Plano de Comunicação Interna
2.2.4. Comunicação interna: ferramentas e soluções
2.2.5. Níveis de comunicação interna
2.2.6. Canais de comunicação interna
2.2.7. Funções da comunicação interna
2.2.8. Cultura organizacional: estrutura e barreiras
2.3 A Comunicação Externa
2.3.1 A terminologia da área de comunicação
2.3.2. A política de imagem da empresa
2.3.3. Os líderes de opinião
2.3.4. Campanhas de comunicação
2.3.5. A comunicação e as novas tecnologias

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação:
Este objetivo será atingido através dos conteúdos programáticos e exemplos práticos disponibilizados na aula (ver 1.1 a 1.3);
- Desenvolver os níveis de expressão verbal / não verbal:
Neste caso, os objetivos serão atingidos com a matéria incluída no subcapítulo 1.2.

- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem:
Os pontos fundamentais que permitirão atingir este objetivo encontram-se inseridos nos subcapítulos 1.3.1.a 1.3.4.

- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas:
Este objetivo específico será cumprido através da matéria lecionada nos subcapítulos 2.1. a 2.2.8.

- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação:
No que concerne a este objetivo, os pontos centrais da matéria correspondem aos subcapítulos 2.3 a 2.3.5.

Bibliografia Principal

Argenti, Paul;Comunicação Empresarial - A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0
Rego, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-711-0

Bibliografia Complementar

Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8
Monteiro, Ana, et al;Fundamentos de Comunicação, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-515-4

Métodos de Ensino


As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  12
Trabalho de Grupo  Projectos  12
Estudo autónomo  Estudo  49
  Total: 106

Avaliação Contínua


Elementos de avaliação:

Avaliação contínua:
Dois testes: 40% + 30%
Trabalho de grupo: 30%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão final: (25%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre um dos tópicos da matéria lecionada. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 32º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final


Avaliação Final
- Exame (Prova Escrita): 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da abordagem orientada de exemplos reais

- Desenvolver os níveis de expressão verbal / não verbal;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da análise de contextos empresariais simulados.

- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da leitura comentada de casos práticos, seguida de debate

- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da leitura comentada de casos práticos

- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.
Este objetivo será atingido através da orientação tutorial concebida para apoiar o desenvolvimento dos projetos de grupo.