• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE2110

Gestão Internacional

Código: LRE2110    Sigla: GINT

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LRE1ERASM

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,00

LRE1

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Num mundo cada vez mais global e competitivo, a gestão internacional ganha cada vez mais importância para as empresas. A interdependência e interconexão entre organizações estende-se para lá das fronteiras nacionais e influência o contexto quotidiano das empresas, gerando novos riscos, assim como novas oportunidades.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Cada vez mais as empresas têm uma perspetiva internacional para sustentar a produção de bens e a prestação de serviços, a comercialização e as decisões financeiras e tecnológicas. Num contexto global, e com os mercados internacionais cada vez mais integrados, esta Unidade Curricular tem como objetivo geral dotar os discentes de uma sólida compreensão da gestão internacional, para no futuro servir de base para uma tomada de decisão empresarial. Os objetivos específicos são os seguintes:
1. Compreender a globalização conhecendo as organizações supranacionais e internacionais e seus papéis no comércio internacional.
2. Perceber como o ambiente externo influencia os negócios internacionais.
3. Identificar diferentes definições e perspetivas acerca da internacionalização.
4. Conhecer os principais stakeholders nos negócios internacionais e entender a sua organização de acordo com a cadeia de valor dos negócios internacionais.
5. Identificar os principais desafios que se coloca à gestão internacional nos próximos anos no contexto global.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
-Compreender o relacionamento intercultural e sensibilidade às diversidades culturais.
-Reconhecer e avaliar opções estratégicas na implementação de programas de ação internacional.
-Compreender o relacionamento intercultural e sensibilidade às diversidades culturais.
-Saber aplicar os conhecimentos adquiridos a situações novas e desenvolver capacidades de reflexão sistémica para lidar com questões complexas, formular juízos e desenvolver soluções.

Programa

1.
1.1. O que é a globalização?
1.2. Globalização: avanços e recuos
A Glocalização
1.3. O comércio internacional
1.4. Organizações supranacionais 1.5. Globalização versus regionalização
1.5. União Europeia
1.6. Multinacionais e transnacionais

2.
2.1. Ambiente externo e negócios internacionais
2.2. Classificação das forças ambientais
2.3. Stakeholders ambientais
2.4. Ambiente tecnológico
2.5. Ambiente cultural
2.6. Ambiente demográfico
2.7. Ambiente social
2.8. Ambiente ecológico
2.9. Ambiente político
2.10. Ambiente legal
2.11. Ambiente económico

3.
3.1. O que é a internacionalização
3.2. Teorias de internacionalização
3.4. Modos de entrada em novos mercados
3.5. Estratégia internacional

4.
4.1. A cadeia de valor dos negócios internacionais
4.2. Marketing internacional
4.3. Finanças internacionais
4.4. Gestão de recursos humanos
4.5. Gestão das operações em contexto internacional.
4.6. Tecnologia e inovação no negócio internacional

5.
5.1. Integração da União Europeia
5.2. A Agenda OMC e a ronda de Doha.
5.3. Economias emergentes: Os casos da China e da Índia
5.4. Protecionismo e acordos comerciais
5.5. Degradação dos recursos globais
5.6. Política energética
5.7. Degradação do meio ambiente
5.8. Terrorismo e internacionalização
5.9. Migrações
5.10. Informação e conhecimento
5.11. Tendências das multinacionais
5.12. Novas tendências da gestão multicultural e dos recursos humanos



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo compreender a globalização conhecendo as organizações supranacionais e internacionais e seus papéis no comércio internacional é abordado no capítulo 1.
O 2º objetivo perceber como o ambiente externo influencia os negócios internacionais é explorado no capítulo 2.
O 3º objetivo identificar diferentes definições e perspetivas acerca da internacionalização é desenvolvido no capítulo 3.
O 4º objetivo conhecer os principais stakeholders nos negócios internacionais e entender a sua organização de acordo com a cadeia de valor dos negócios internacionais é explorado no capítulo 4.
O 5º objetivo identificar os principais desafios que se coloca à gestão internacional nos próximos anos no contexto global é desenvolvido no capítulo 5.


Bibliografia Principal

Costa, T. G., & Carvalho, L. C. ;Gestão Internacional: contextos e tendências, Edições Sílabo, 2016. ISBN: 978-972-618-860-5
Deresky, H.;International management: managing across border and cultures: texts and cases, Pearson/Education, 2017. ISBN: 978-0134376042

Bibliografia Complementar

Lasserre, P. ;Global strategic management, Macmillan International Higher Education, 2017. ISBN: 9781137584588
Deresky, H.;International management: managing across border and cultures: texts and cases, Pearson/Education, 2018. ISBN: 9780133062120

Métodos de Ensino

Através de aulas teórico-práticas, será efetuada a combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica das questões da gestão internacional e estudo de casos reais ilustrativos de cada desafio. Será requerida aos estudantes a sua intervenção na discussão dos problemas teóricos e suas implicações práticas. Além disso, através da organização dos alunos em grupos de trabalho, serão realizados estudos aplicados sobre temas a definir.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  12
Estudo Autonomo  Estudo  98,5
Avaliação  Teste/Exame  4,5
  Total: 160

Avaliação Contínua

1 Trabalho de grupo: 30% (25% trabalho escrito com apresentação) - Os trabalhos deverão ser submetidos na plataforma E-Learning.

2 Testes individuais escritos: 35% + 35%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame individual escrito --- 100%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos e exercícios em formato "PDF".