• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE2108

Técnicas de Expressão e Comunicação I

Código: LRE2108    Sigla: TECI

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Página Web:http://elearning.isag.pt
Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LRE1

Teórico-Práticas: 0,00
Seminário: 0,00
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular de Técnicas de Expressão e Comunicação I pretende estudar os conceitos essenciais da expressão e comunicação interpessoal, através das análises dos mecanismos de comunicação verbal e não-verbal e da abordagem dos textos literários e não literários. Será dado particular ênfase aos processos de comunicação organizacional, designadamente no contexto das estratégias de comunicação ligadas à negociação e à resolução de conflitos.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Promover o contacto com as funções da comunicação interpessoal;
- Desenvolver os níveis de comunicação verbal/não verbal;
- Dominar as estratégias da comunicação em ambiente de conflito e/ou de stress;
- Identificar os fluxos de comunicação nas organizações;
-Conhecer os métodos e recursos adequados para apresentar projetos em ambiente empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da comunicação interpessoal, com especial incidência nas tipologias de comunicação e nos diversos formatos de registos discursivos. Será igualmente importante assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, no final do semestre os alunos deverão dominar as competências inerentes à apresentação e projecto em ambiente empresarial, recorrendo às metodologias adequadas e aos recursos técnicos mais indicados.

Programa


1. Expressão e Comunicação interpessoal

1.1 As funções da comunicação interpessoal
1.2 Atitudes e estilos de comunicação interpessoal
1.3 Comunicação verbal e comunicação não-verbal

2. Comunicação e Conflito

2.1 Conflitos interpessoais
2.2 Estratégias de negociação e resolução de conflitos
2.3 Comunicação e stress

3. Expressão e Comunicação em Contextos Organizacionais

3.1 Planeamento e construção das mensagens
3.2 Os temas e os objetivos
3.3 Os suportes físicos e digitais
3.4 As audiências
3.5 As técnicas de apresentação
3.6 Gestão dos recursos tecnológicos
3.7 Expressão e comunicação: apresentação de projectos em ambiente empresarial

4. Políticas de Informação e Comunicação

4.1 Balanço e diagnóstico
4.2 Objetivos e seleção de meios
4.3 A Política ativa de comunicação
4.4 Comunicação global e diferenças culturais
4.5 O papel da Comunicação na construção da mudança

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


- Promover o contacto com as funções da comunicação interpessoal;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos e casos práticos disponibilizados nos Sub-capítulos 1.1 a 1.2

- Desenvolver os níveis de comunicação verbal/não verbal;
Neste caso o sub-capítulo 1.3 será a fonte de conteúdos mais indicada para atingir este objetivo específico.

- Dominar as estratégias da comunicação em ambiente de conflito e/ou de stress;
Neste objetivo, os pontos fundamentais serão os conteúdos relativos aos sub-capítulos 2.3 a 2.4 e os casos práticos disponibilizados nas sessões.

- Identificar os fluxos de comunicação nas organizações;
Este objetivo será atingido através da análise de casos práticos incluídos nos sub-capítulos 3.1 a 3.7

- Conhecer os métodos e recursos adequados para apresentar projetos em ambiente empresarial.
Este objetivo será atingido recorrendo aos conteúdos relativos ao capítulo 4 do programa.

Bibliografia Principal

REGO, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Lisboa: Edições Sílabo, 2013
CAETANO, Joaquim e RASQUILHA, Luís;Gestão da Comunicação, Lisboa: Quimera, 2007

Bibliografia Complementar

FREIXO, Manuel Vaz;Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa: Instituto Piaget, 2013
PEREIRA, Alexandre e POUPA, Carlos;Como Apresentar em Público Teses, Relatórios, Comunicações, Lisboa: Edições Sílabo, 2015
SANTOS, Joana Vieira;Linguagem e Comunicação, Coimbra: Almedina, 2011

Métodos de Ensino


As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  101
Projeto  Trabalho laboratorial ou de campo  11
  Total: 160

Avaliação Contínua


Avaliação contínua:

Dois testes: 40% + 30%
Trabalho de grupo: 30%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão final: (25%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre um dos tópicos da matéria lecionada. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 32º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final


Prova escrita individual: 100%

Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


- Promover o contacto com as funções da comunicação interpessoal;
O objetivo será atingido através de debates gerados pelos conteúdos programáticos e por textos de apoio.
- Desenvolver os níveis de comunicação verbal/não verbal;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da leitura comentada de casos práticos
- Dominar as estratégias da comunicação em ambiente de conflito e/ou de stress;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da abordagem orientada de exemplos reais
- Identificar os fluxos de comunicação nas organizações;
Neste caso específico o objetivo será atingido através da leitura comentada de casos práticos, seguida de debate
- Conhecer os métodos e recursos adequados para apresentar projetos em ambiente empresarial.

Este objetivo será atingido através da orientação tutorial concebida para apoiar o desenvolvimento dos projetos de grupo.