Código: | LRE2105 | Sigla: | LINGI |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Aviso nº 9881/2017 | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
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Inglês
Resumo descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos estejam, no final do semestre, próximos de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
Competências a desenvolver
- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com algum grau de flexibilidade e fluência.
- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem.
Robin Walker and Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2018 |
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 2 - Get set for work, Oxford University Press, 2011 |
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017 |
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 1 - Start meaning business, Oxford University Press, 2006 |
Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de grupo e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 19 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Estudo autónomo | Estudo | 81 | |
Total: | 160 |
As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, uma vez que as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos de grupo fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.