Código: | LRE2102 | Sigla: | FGES |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Aviso nº 9881/2017 | 1º | 4 ECTS | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Definição e níveis de gestão
1.2 - Funções dos gestores
1.3 - Aptidões e capacidades dos gestores
1.4 - Ética e responsabilidade social na gestão
1.5 - Novas tendências na gestão
2 - EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - As abordagens contemporâneas
2.3 - As novas abordagens à teoria da gestão
3 - O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 - Planeamento
3.1.1 - Objetivos, níveis e ferramentas do planeamento
3.1.2 - A gestão estratégica
3.1.3 - A tomada de decisão
3.2 - Organização
3.2.1 - Determinantes da estrutura organizacional
3.2.2 - Tipos de estruturas organizacionais
3.3 - Direção
3.3.1 - A motivação
3.3.2 - A Liderança
3.3.3 - O processo de comunicação
3.4 - Controlo
3.4.1 - Importância do controlo de gestão
3.4.2 - O processo de Controlo
3.4.3 - Níveis e tipos de controlo
4 - PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 - Gestão da Operações/Produção
4.1.1 - Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 - Gestão de operações
4.1.3 - Controlo de qualidade
4.2 - Gestão de Marketing
4.2.1 - Conceito, processo e funções de marketing
4.2.2 - A segmentação, targeting e posicionamento
4.2.3 - Marketing-mix
4.2.4 - Novas tendências do Marketing
4.3 - Gestão Financeira
4.3.1 - Papel da Contabilidade e da informação contabilística
4.3.2 - Funções do gestor financeiro
4.3.3 - Principais indicadores de análise financeira
4.4 - Gestão de Recursos Humanos
4.4.1 - Gestão estratégica de recursos humanos
4.4.2 - Planeamento da gestão de recursos humanos
4.4.3 - Compensação, incentivos e benefícios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos fundamentais da gestão
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o conhecimento da evolução da gestão
- O capitulo 3 permite aceder ao objetivo 3 a fim de conhecer as organizações e o processo de gestão, bem como atribuições e áreas de atuação
- O capitulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consistem no reconhecimento e enquadramento do meio envolvente da empresa
MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014 |
Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013 |
MARQUES PINTO, CARLOS et al. ;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Outras | Participação Presencial | 4 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 67 | |
Total: | 107 |
- 2 Testes escritos individuais: 2X40%
- Realização de duas fichas de trabalho: 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
- Prova escrita individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias utilizadas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista teórico e prático