• EN
  • Ajuda Contextual
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1641

Trabalho de Projeto

Código: LRE1641    Sigla: TPRO

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 24 ECTS 385 640

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Estágio: 9,63

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 9,63
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes   9,63

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A unidade curricular de Trabalho de Projeto consiste numa investigação essencialmente aplicada e inserida no âmbito das matérias abordadas ao longo da licenciatura.

O trabalho pode centrar-se no diagnóstico de uma situação problemática identificada, no estudo de um problema novo e/ou na aplicação de métodos e instrumentos de resolução de uma situação já identificada por outrem ou pelo aluno.

O projeto pode, se existirem as condições para tal, ser concretizado em ambiente escolar, sendo, por natureza, resultante de um trabalho inteiramente individual e inédito.

Programa

Cada estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante nomeado pelo ISAG.
Recorrer-se-á a sessões tutoriais onde se apresentarão e discutirão os trabalhos efetuados e a evolução do relatório final.
A dimensão do relatório não deve ultrapassar as 30 páginas, excluindo capa, índices, apêndices e anexos.
Os relatórios serão apresentados e defendidos publicamente.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O objetivo central da UC, a realização de um projeto, será atingido através da elaboração do trabalho sob orientação tutorial.

Bibliografia Principal

BARANANO, Ana María;Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão - Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Lisboa, Edições Sílabo,, 2008

Bibliografia Complementar

SAUNDERS, M. / LEWIS, P. / THORNHILL, A;Research Methods for Business Students,, Pearson Education,, 2012

Métodos de Ensino

Orientação tutorial dos projetos individuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
Projeto  Trabalho laboratorial ou de campo  255
Estudo Autónomo  Estudo  385
  Total: 640

Avaliação Contínua

O estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante que avaliará a qualidade final do trabalho produzido. Da conjugação entre o trabalho e o Relatório apresentado pelo aluno deverá resultar uma apreciação ponderada que constituirá 60% da nota final e a sua apresentação/defesa 40%.

As apresentações/defesas serão feitas perante um júri constituído pelo Docente Acompanhante e por outro docente nomeado para esse efeito.O júri promoverá uma avaliação prévia do trabalho que decidirá da sua apresentação e defesa. A marcação das apresentações será atempadamente afixada em local oportuno e dada a conhecer aos alunos pelo respetivo Docente Acompanhante.

Data limite de entrega do Relatório do Trabalho de Projeto: a designar

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A componente individual do projeto combina com o apoio do docente/tutor, que acompanha o processo desde o início.