• EN
  • Ajuda Contextual
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1640

Estágio

Código: LRE1640    Sigla: EST

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE 15 Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 24 ECTS 385 640

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Estágio: 9,63

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 9,63
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes   9,63

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Estágio 
A unidade curricular de Estágio visa complementar a formação académica realizada no decorrer da licenciatura através da integração do aluno no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações propiciadoras de contatos reais com o mundo do trabalho. 

Relatório Profissional
Nas situações em que o aluno exerça atividade profissional, poderá considerar-se como Estágio a sua experiência laboral, desde que haja um exercício comprovado de funções compatíveis com a formação académica relevantes para os objetivos do Estágio e suscetíveis de assegurar a integração do aluno na vida ativa. 


Pretende-se dotar os alunos com conhecimentos técnicos e práticos na elaboração de um relatório baseado na sua prática e conhecimentos profissionais, capacitando-os para identificar as técnicas e métodos de resolução de problemas de funcionamento e do estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização.

Programa

Estágio:
De caráter eminentemente prático em ambiente empresarial ou institucional, o estagiário desenvolverá uma atividade profissional delimitada pelo conteúdo funcional inerente às saídas profissionais da licenciatura sob a dependência de um Orientador - um superior hierárquico profissionalmente enquadrado naquele nível profissional, e acompanhado por um docente do ISAG que promoverá a respetiva avaliação com o Orientador da Empresa/Instituição. Finalizado o Estágio, o estudante/estagiário elaborará um documento síntese do trabalho desenvolvido, que será apresentado publicamente e defendido.
Período de estágio: a definir


Relatório Profissional:
Cada estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante nomeado pelo ISAG. Recorrer-se-á a sessões tutoriais onde se apresentarão e discutirão os trabalhos efetuados e a evolução do relatório final.
Os relatórios serão apresentados publicamente e defendidos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A atividade profissional de cada estagiário no empresa / instituição de acolhimento vai ao encontro do objetivo definido para a UC: "integração do aluno no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações propiciadoras de contatos reais com o mundo do trabalho".

Métodos de Ensino

Método prático em contexto real, resultante da atividade desenvolvida no local de estágio.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  385
Estágio  Estágio  255
  Total: 640

Avaliação Contínua

Estágio
Nas situações de inserção numa organização, o estudante desenvolverá o trabalho de estágio sob a orientação de um Orientador Interno da organização que, em consonância com o Docente Acompanhante do ISAG, avaliará e certificará a qualidade do trabalho produzido através de uma Ficha de Avaliação da Empresa que constituirá 50% da nota final. O Relatório de Estágio II, que deve descrever pormenorizadamente o trabalho desenvolvido e as situações vividas ao longo do Estágio, constituirá 30% da nota final e a sua apresentação/defesa, 20%.

Relatório Profissional
Na situação de elaboração de um Relatório Profissional II, o estudante deverá comprovar, mediante a demonstração de evidências, a sua experiência profissional e a relevância do percurso profissional seguido. A avaliação será consequência da média ponderada entre a classificação obtida no Relatório (60%) e a sua apresentação/defesa (40%)

Relatório de Estágio / Relatório Profissional
A dimensão do relatório não deve ultrapassar as 30 páginas, excluindo capa, índices, apêndices e anexos.
Data limite de entrega do Relatório de Estágio /Profissional: a designar


As apresentações/defesas serão feitas perante um júri constituído pelo Docente Acompanhante e por outro docente nomeado para esse efeito. O júri promoverá uma avaliação prévia do trabalho que decidirá da sua apresentação e defesa. A marcação das apresentações será atempadamente afixada em local oportuno e dada a conhecer aos alunos pelo respectivo Docente Acompanhante.

No Relatório de Estágio II é necessária a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores.

As classificações obtidas no trabalho desenvolvido pelo estagiário, no relatório e na respetiva apresentação e defesa, poderão ser consideradas apenas até à época de recurso, sem possibilidade de qualquer melhoria.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As características desta UC de Estágio estão diretamente relacionadas com o objetivo definido: ter uma experiência real no mundo do trabalho.