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Marketing

Código: LRE1536    Sigla: MKT

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE3

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Reconhecer a importância da função do marketing numa estratégia empresarial orientada para o mercado. O marketing como o fator determinante na competitividade das empresas em contexto global. Compreender os processos de marketing estratégico (segmentação, targeting e posicionamento). O comportamento do consumidor como elemento nuclear na estratégia de marketing. As principais técnicas de marketing e os conceitos do marketing operacional: do plano de marketing à ação de marketing.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Definir o conceito e atividade de marketing;
- Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico;
- Adotar um pensamento estratégico no contexto de marketing;
- Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir;
- Desenvolver uma compreensão e capacidade de tomada de decisão face a problemas reais de marketing;
- Compreender especificidades setoriais do marketing.

Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de competências conducentes a:
- Dominar o conceito de Marketing e o seu contributo para as empresas/organizações;
- Compreender a perspetiva evolucionista e as envolvências do Marketing;
- Conhecer o processo de decisão e de compra e os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores;
- Compreender a segmentação do mercado consumidor;
- Compreender o posicionamento como estratégia de Marketing;
- Desenvolver e relacionar as variáveis do Marketing-Mix;
- Compreender a elaboração de um plano de Marketing;
- Aplicar especificidades estratégicas e táticas no âmbito do marketing setorial.

Programa

Capítulo 1 - Introdução ao estudo do marketing
1.1 Conceito e importância do marketing
1.2 Evolução do conceito do marketing: da era da produção à era do marketing de relacionamentos
1.3 Diversificação das áreas de atuação do marketing
1.4 Estudos de mercado e comportamento do consumidor
1.5Tendências recentes no Marketing

Capítulo 2 - Segmentação, Targeting e Posicionamento
2.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado
2.2 Processo e critérios de segmentação e targeting
2.3 Posicionamento Estratégico
2.4 Etapas da Definição do Posicionamento

Capítulo 3 - Gestão do marketing-mix
3.1 O marketing-mix
3.2 Gestão de produtos e serviços
3.3 Gestão do Preço
3.4 Gestão Distribuição
3.5 Gestão da Comunicação

Capítulo 4 - O plano de marketing
4.1 Diagnóstico e análise ambiental (modelos e ferramentas de análise)
4.2 Marketing Estratégico
4.3 Marketing Operacional
4.4 Monitorização e Avaliação

Capítulo 5 - O marketing setorial
5.1 Fundamentos de Marketing Social
5.2 Fundamentos de Marketing Turístico
5.3 Fundamentos de Marketing Digital

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Definir o conceito e atividade de marketing» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo «Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 4;
- O objetivo «Adotar um pensamento estratégico no contexto de marketing» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 2;
- O objetivo «Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 3 e 4;
- O objetivo «Desenvolver uma compreensão e capacidade de tomada de decisão face a problemas reais de marketing» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4;
- O objetivo «Compreender especificidades setoriais do marketing» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 5.

Bibliografia Principal

Bruno Ferreira; Humberto Marques; Joaquim Caetano; Luís Rasquilha; Miguel Rodrigues;Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-812-4 (3ª Edição)
Jacques Lendrevie; Julien Lévy; Pedro Dionísio; Joaquim Vicente Rodrigues;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, D. Quixote, 2015. ISBN: 9-789722-056403 (16ª Edição)

Bibliografia Complementar

Paulo Ferreira; Dora Agapito;Manual de Gestão de Marketing - da Teoria à Ação, Sílabas e Desafios, 2017. ISBN: 9-789898-842145
Joaquim Caetano; Luís Rasquilha;Gestão de Marketing, Escolar Editora, 2010. ISBN: 9-789725-922859

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos activos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  12
Avaliação  Teste/Exame  3
Seminários  Participação Presencial  3
Trabalho Grupo/Individual  Projectos  20
Estudo Autónomo  Teste/Exame  77
  Total: 160

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Plano de Marketing): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
- Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

1 - Trabalho de Grupo - o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Plano de Marketing, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a um determinado contexto empresarial. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.

2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.