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Comunicação e Imagem Empresarial

Código: LRE1535    Sigla: CIE

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE 31 Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE3

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Manuel José Serra da Fonseca   3,00
Outro Totais 1 0,60
Manuel José Serra da Fonseca   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel José Serra da Fonseca Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular visa dotar o aluno de competências ao nível da gestão da comunicação e imagem empresarial, em especial da comunicação e imagem organizacional, do mix comunicacional empresarial, da imagem organizacional, do planeamento da comunicação e da imagem organizacional e da eficácia da comunicação.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo principal da unidade curricular será o de elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico. Assim, os discentes deverão ser capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e com os objetivos estratégicos da empresa.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Comunicação e imagem organizacional;
- O mix da comunicação empresarial;
- A imagem organizacional;
- O planeamento da comunicação e da imagem organizacional;
- A eficácia da comunicação.

Programa

1. Comunicação 360º
1.1 A Essência da Comunicação
1.2 O Ambiente Empresarial
1.3 Comunicação Multimeios
1.4 Comunicação Presencial
1.5 Comunicação Multimédia
1.6 Comunicação Áudio
1.7 Comunicação Escrita

2. Comunicação Estratégica
2.1 Funções da Comunicação Empresarial
2.2 Identidade, Imagem e Reputação
2.3 Relação com os Meios de Comunicação Social
2.4 Comunicação Institucional
2.5 Comunicação Interna
2.6 Comunicação Externa
2.7 Comunicação de Crise

3. Gestão da Comunicação Empresarial
3.1 Do plano de Marketing ao Plano de Comunicação
3.2 O Desenvolvimento do Plano de Comunicação
3.3 Serviços de Comunicação e Entidades Comunicadoras

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo "elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico" será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo "articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e com os objetivos estratégicos da empresa" será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 2 e 3 (sendo este último conducente a uma aplicação prática dos mesmos, através da estruturação de um Plano de Comunicação). 

Bibliografia Principal

Paul Argenti;Comunicação Empresarial - A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8

Bibliografia Complementar

Blanco, Teresa y Herrera, Joaquín;Nuevas Tendencias en Comunicación Estratégica, ESIC - Business & Marketing School, 2014. ISBN: 9788415986058
Carrera, Filipe;Comunicar 2.0 - A Arte de Bem Comunicar no Século XXI, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-659-5
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho Grupo/Individual  Projectos  20
Outras  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  83
  Total: 160

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Plano de Comunicação): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
- Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

2 - Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

1 - Trabalho de Grupo. o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Plano de Comunicação, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a um determinado contexto comunicativo empresarial. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.


2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Comunicação e Imagem Empresarial; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.