Código: | LRE1535 | Sigla: | CIE |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 3º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular visa dotar o aluno de competências ao nível da gestão da comunicação e imagem empresarial, em especial da comunicação e imagem organizacional, do mix comunicacional empresarial, da imagem organizacional, do planeamento da comunicação e da imagem organizacional e da eficácia da comunicação.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo principal da unidade curricular será o de elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico. Assim, os discentes deverão ser capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e com os objetivos estratégicos da empresa.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Comunicação e imagem organizacional;
- O mix da comunicação empresarial;
- A imagem organizacional;
- O planeamento da comunicação e da imagem organizacional;
- A eficácia da comunicação.
- O objetivo "elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico" será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo "articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e com os objetivos estratégicos da empresa" será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 2 e 3 (sendo este último conducente a uma aplicação prática dos mesmos, através da estruturação de um Plano de Comunicação).
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8 |
Paul Argenti;Comunicação Empresarial - A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0 |
Blanco, Teresa y Herrera, Joaquín;Nuevas Tendencias en Comunicación Estratégica, ESIC - Business & Marketing School, 2014. ISBN: 9788415986058 |
Carrera, Filipe;Comunicar 2.0 - A Arte de Bem Comunicar no Século XXI, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-659-5 |
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8 |
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho Grupo/Individual | Projectos | 20 | |
Outras | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 83 | |
Total: | 160 |
2 - Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
1 - Trabalho de Grupo. o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Plano de Comunicação, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a um determinado contexto comunicativo empresarial. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Comunicação e Imagem Empresarial; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.