Código: | LRE1429 | Sigla: | TN |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 36 | 106 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e competências que contribuam para a prática de atividades profissionais relacionadas com técnicas de Negociação.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM:
- Dar uma visão prática da negociação, através da explicação de conceitos-chave e da apresentação de recomendações e ferramentas que se podem aplicar na vida pessoal e na vida profissional;
- Apresentação de case studies vivenciados por gestores de sucesso nacional e internacional que ilustram diversas abordagens, estratégias e táticas negociais;
- Apresentação de conceitos relevantes para a descrição de recomendações ao longo de um processo negocial típico e também de várias situações negociais, de cariz comercial ou estratégico;
- Estudo da importância da persuasão e da influência da negociação;
- Apresentação de tendências atuais nas negociações;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de Negociação;
- Propor inputs válidos nos processos de Gestão das Empresas a nível estratégico, tático e comercial;
- Desenvolver competências de preparação de processos negociais;
- Distinguir os principais tipos de estratégias de negociação;
- Identificar táticas de negociação competitivas, respetivas condições de implementação, vantagens e desvantagens;
- Desenvolver competências de encerramento e avaliação de processos negociais.
1. Apresentação da Unidade Curricular
2. Conflito e Negociação
2.1 Conceitos
2.2 Métodos
2.3 Negociação
2.4 Conflito
2.5 Tipos de Negociadores
3. Abordagens Negociais
3.1 Níveis
3.2 Estilos
3.3 Abordagens
3.4 Case Study
4. O Processo Negocial
4.1 Preparação
4.2 Início da Negociação
4.3 Elementos da Negociação
4.4 Relação
4.5 Comunicação
4.5 Interesses, Opções e Legitimidade
4.6 Alternativas
5. O Gestor e as Negociações;
6. Persuasão e Influência;
7. Tendências nas Negociações
FALCÃO; Pedro Fontes;Todos podemos negociar bem, Top Books Editora, 2013 |
JACKMN; Ann;Como negociar: O caminho mais rápido para os resultados pretendidos, Platano Editores, 2005 |
SIMÕES; Eduardo;Negociação nas Organizações: Contextos Sociais e Processos Psicológicos, Editora RH |
TZU; Sun;A Arte da Guerra, Publicações Europa-América |
JESUINO; Jorge Correia;A Negociação: estratégias e tácticas, Texto Editora |
A metodologia de ensino está assente em aulas teórico-práticas sendo utilizados diversos meios e metodologias pedagógicas.
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de Case Studies, Seminários, discussão de textos, análise de artigos científicos com o objetivo de despertar uma atitude crítica sobre os temas abordados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Estudo autónomo | Estudo | 70 | |
Total: | 106 |
Testes escritos individuais - 2 x 40%
Realização de trabalhos ou projetos escritos individuais ou em grupo em contexto de sala de aula - 20%
TOTAL: 100%
Teste escrito individual - 100%