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Comportamento Organizacional

Código: LRE1320    Sigla: CO

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE 3 Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Hélder Lopo Alves dos Santos Almeida   2,00
Seminário Totais 1 0,20
Hélder Lopo Alves dos Santos Almeida   0,20
Outro Totais 1 0,40
Hélder Lopo Alves dos Santos Almeida   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hélder Lopo Alves dos Santos Almeida Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO RESUMIDA  DA UNIDADE CURRICULAR

Através desta unidade curricular pretende-se que os alunos interiorizem o conceito de organização, procedendo-se a uma caracterização de diversas teorias organizacionais, nomeadamente as abordagens clássicas, a escola das relações humanas, a teoria sistémica e as abordagens contingenciais. Posteriormente serão desenvolvidas e analisadas as competências que contribuem para a eficácia de um gestor numa organização. Tendo em consideração os problemas relacionados com o desempenho individual e com a produtividade organizacional, são analisadas diversas teorias motivacionais, dando-se grande relevo aos processos comunicacionais numa organização, às situações de conflito, à problemática do stresse ocupacional e às principais orientações no relacionamento interpessoal. O papel do grupo nas organizações e a importância do trabalho em equipa constituem, de igual modo, uma importante área de conhecimento a desenvolver, apresentando-se uma evolução do estudo científico sobre o fenómeno da liderança, salientando-se os principais pontos das mais significativas investigações neste domínio. 

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
a) Proporcionar a compreensão das razões que levaram à análise das organizações numa base científica e racional
b) Perceber a importância do elemento humano como base explicativa crucial do funcionamento interno das organizações e descrever as organizações como sistemas sociais
c) Compreender o processo motivacional e conhecer os conceitos principais das teorias motivacionais
d) Proporcionar o conhecimento dos conceitos teóricos para se poder analisar o funcionamento dos grupos
e) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional
f) Proporcionar a compreensão da problemática da liderança

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
a) Proceder à realização de um diagnóstico do clima organizacional 
b) Melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais;
c) Melhorar os processos comunicacionais;
d) Intervir ao nível da gestão de conflitos;
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares; 
f) Desenvolver a capacidade de escuta efetiva, negociando, persuadindo e argumentando; 
g) Desenvolver uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações individuais, nos grupos e organizações; 
h) Refletir e atuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização.

 

Programa

1. A compreensão das organizações. A contribuição de diferentes abordagens para a necessidade de se entender a importância do comportamento humano em contextos organizacionais.

2. A tripla competência de Robert Katz: técnica, interpessoal e estratégica.

3. A motivação humana: Teorias motivacionais do conteúdo (Maslow; ERG de Alderfer; MccLelland, Herzberg) e do processo (Locke e Latham; Vroom). 

4. Stresse Ocupacional: Definições e abordagens do conceito de stresse. Modelos teóricos de stress ocupacional. Antecedentes e causas de stresse ocupacional. Fontes de stresse; as características individuais; distress e eustress; coping e savoring. Consequências do stresse.

5. A importância da comunicação no contexto organizacional: A comunicação verbal e não verbal; as atitudes comunicacionais de Porter. Os modelos comunicacionais de Morton Deutsch.

6. O conflito e as principais orientações no relacionamento interpessoal: Diferentes tipos de conflito; O destacamento emocional e a técnica do super ordinate goal.

7. O processo de liderança: os conceitos de liderança e de chefia; os modelos de Kurt Lewin e de Blake e Mouton. O modelo Multiplex: seu contributo para a condução de reuniões de trabalho.

8. Os grupos nas organizações e a importância do trabalho em equipa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estudo das diferentes escolas visa entender a importância do comportamento humano em contextos organizacionais. O foco no desenvolvimento de competências interpessoais leva a que sejam abordados temas relacionados com a motivação, processos comunicacionais, gestão de conflitos, trabalho em equipa bem como o stresse ocupacional. São estudados os principais modelos de liderança de equipas de trabalho, dando-se forte relevo ao estudo de diferentes teorias éticas.

Bibliografia Principal

CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2016. ISBN: 978-972-8871-58-1
PARREIRA, M.;Liderança: A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, 2010, Edições Sílabo, Lda., 2010. ISBN: 978-972-618-593-2

Bibliografia Complementar

SCHEIN, E;Psicologia Organizacional, Prentice-Hall do Brasil Lda, 1982
GONÇALVES, S.;Manual de psicossociologia das organizações. Princípios e Práticas., Pactor, 2014. ISBN: 978-989-693-030-1
FERREIRA, J.M., NEVES, J. & CAETANO, A.;Manual de psicossociologia das organizações, McGraw-Hill., 2011
VALA, J., [et.al.];Psicologia Social das Organizações, Celta Editora, 1994
PARREIRA, A.;Os processos de liderança nas equipas de trabalho, Plátano , 1989
PARREIRA, A.;Comunicação e motivação nos grupos e reuniões de trabalho, Plátano, 1989
CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2007

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz. 
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  65
  Total: 107

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (35% +35%)
Miniteste: 1 (20%)
Atividade elearning: 1 (10%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.