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Economia

Código: LRE1104    Sigla: ECO

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE 2 Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,26

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges   0,67
Elvira Pacheco Vieira   0,66
Sofia Elisabete Ferreira Gomes   0,67
Seminário Totais 1 0,13
Elvira Pacheco Vieira   0,13
Outro Totais 1 0,26
Elvira Pacheco Vieira   0,26

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elvira Pacheco Vieira Regente
Sofia Elisabete Ferreira Gomes Docente
Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges Docente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A economia como ciência de estudo dos fenómenos sociais, abarca duas grandes áreas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento mais aprofundado do seu estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, medição do produto, desemprego, inflação e equilíbrio macroeconómico

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia, sobretudo relacionados com o comportamento do consumidor, funcionamento das empresas e medição e interpretação das principais variáveis macroeconómicas;
2. Descrever como funcionam os mercados, os ajustamentos entre oferta e procura e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais delineadas em função do tipo de estrutura de mercado vigente;
4. Compreender os grandes agregados macroeconómicos e o modo como se interrelacionam, calcular e analisar as principais grandezas macroeconómicas e identificar os principais instrumentos de política fiscal, monetária e orçamental.

Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos.

COMPETÊNCIAS A DESENVOVER
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos da atualidade.

Programa

A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:


1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA
1.1 Conceitos básicos.
1.2 Os problemas económicos fundamentais da sociedade.

2. MERCADOS
2.1 A procura e a oferta.
2.2 Equilíbrio de mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor.
2.5 O papel do Estado no mercado.

3. TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição orçamental.
3.2 As preferências e escolhas do consumidor.
3.3 O efeito rendimento e efeito substituição.

4. TEORIA DA EMPRESA
4.1 Função de Produção e Fatores Produtivos.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados e Comportamento Estratégico.

5. MACROECONOMIA: VISÃO GLOBAL DA ECONOMIA
5.1 Conceitos Fundamentais.
5.2 Principais problemáticas macroeconómicas.

6. A MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
6.1 O Produto e Rendimento nacional.
6.2 O Desemprego.
6.3 A Inflação.

7. AS FLUTUAÇÕES E EQUILÍBRIO MACROECONÓMICO
7.1 A Procura e Oferta Agregada.
7.2 As Políticas Monetária, Orçamental e Estrutural.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo "Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia" é abordado no capítulo 1 do programa, onde são identificados os problemas económicos fundamentais da sociedade.
O 2º objetivo "Descrever como funcionam os mercados" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza as forças de mercado, procura e oferta, e o papel do Estado.
O 3º objetivo "Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais" é atingido nos 3º e 4º capítulos do programa que, por um lado, explica o comportamento do consumidor em função da sua restrição orçamental e, por outro lado, caracteriza o funcionamento e decisões estratégicas das empresas.
Por último, o 4º objetivo "Compreender os grandes agregados macroeconómicos" é desenvolvido nos capítulos 6 e 7; no 6º capítulo é explicada a forma de medição da atividade económica, enquanto que no 7º capítulo é analisada a situação de equilíbrio macroeconómico e explicadas as políticas monetária, fiscal e orçamental.

Bibliografia Principal

CARVALHO, L.;Microeconomia e Macroeconomia (2ª edição), Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-773-8
Samuelson, P. & Nordhaus, W.;Economics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012

Bibliografia Complementar

MANKIW, N.;Principles of Economics, Cengage Learning, 2015. ISBN: 9781285165875
TEIXEIRA, A., SILVA, S., RIBEIRO, A. & CARVALHO, V.; Fundamentos Microeconómicos da Macroeconomia (3ª Edição), Vida Económica, 2014. ISBN: 978-972-788-899-3
MATIAS, A.; Economia do Turismo, Instituto Piaget, 2007

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e efectuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas exemplificativas. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  2
Outras  Participação Presencial  4
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  67
  Total: 106

Avaliação Contínua

Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Inquérito "Face a Face" e um relatório individual a realizar on-line com uma ponderação de 20%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. O 2º, 3º e 4º objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com exercícios em sala de aula, através de fichas de trabalho disponibilizadas aos estudantes a priori em formato "pdf", desenvolvimento de uma ação de rua através da realização de questionários com o intuito de obter dados primários para a realização de trabalho científico e análise de documentos de trabalho.