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Gestão Comercial

Código: LGI2203    Sigla: GV

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI2

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

LGI2ERASMUS

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa dotar os alunos das competências técnicas indispensáveis ao exercício de funções de relevo na área da Gestão Comercial proporcionando o contato com os mais recentes conhecimentos e investigações na matéria suportados pelas ferramentas práticas mais utilizadas. A perspetiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da Gestão Comercial com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular apresenta os seguintes objetivos:
1. Dominar os conceitos básicos da gestão comercial, tendo em conta os aspetos relacionados com a organização e as funções do gestor comercial;
2. Compreender a natureza da gestão comercial nas organizações, assim como os princípios que regem o processo de gestão comercial, entender a construção, estruturação e gestão de uma força de vendas;
3. Entender como funciona a gestão comercial de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão de vendas e o marketing;
4. Saber resolver problemas relativos às equipas de vendas e á supervisão, com recurso às ferramentas mais adequadas, assim como elaborar um plano comercial.

Competências a desenvolver
Após a conclusão desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
- Participar na conceção, desenvolvimento, implementação e controlo de planos e ações comerciais;
- Analisar a envolvente da empresa e realizar estudos de prospeção comercial;
- Gerir e acompanhar equipas de venda;
- Gerir o relacionamento com clientes;
- Aplicar métodos e técnicas da gestão comercial adequados à especificidade das empresas. 

Programa

1. INTRODUÇÃO
1.1. A gestão do produto
1.2. A gestão comercial no contexto do marketing
1.3. O contexto organizacional da gestão da força de vendas
1.4. Conceito de vendas e a sua importância para o negócio da empresa, diferentes contextos da gestão comercial

2. GESTÃO COMERCIAL E MARKETING
2.1. Gestão comercial e vendas no contexto do Marketing
2.2. A força de vendas no contexto da comunicação de marketing
2.3. Perfil e competências do técnico de vendas e do gestor de vendas
2.4. Planeamento e gestão da força de vendas
2.5. Definição dos objetivos, dimensão e estrutura da força de vendas

3. GESTÃO DE VENDAS
3.1. Determinação da dimensão de uma equipa de vendas em ambiente B2B
3.2. Recrutamento e seleção de vendedores
3.3. Formação de vendedores
3.4. Motivação da força de vendas
3.5. Planeamento, avaliação e gestão da força de vendas

4. PLANO PROMOCIONAL E COMERCIAL
4.1. Modelos de organização, opções, vantagens e desvantagens
4.2. Promoção de vendas
4.3. Prospeção de clientes
4.4. Gestão da relação com o cliente 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos adquiram os conhecimentos necessários e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:

- O capítulo 1 e 2 dão resposta ao objetivo 1 na medida em que apresentam os conceitos fundamentais da gestão comercial;
- O capítulo 3 vai ao encontro do proposto no objetivo 2 que tem como objetivo o conhecimento da gestão de vendas;
- O capítulo 4 permite aceder ao objetivo 4 que tem como propósito conhecer como supervisionar equipas de vendas, e o conhecimento das métricas adequadas e elaboração de plano comercial.

Bibliografia Principal

Kurzrock, Warren;Sales Management Success: Optimizing Performance to Build a Powerful Sales Team, Wiley Edition, 2019
Bertuzzi, Trish;The Sales Development Playbook: Build Repeatable Pipeline and Accelerate Growth with Inside Sales, Moore-Lake, 2016. ISBN: 9780692622032

Bibliografia Complementar

Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane;Marketing Management, 15th Edition, Pearson, 2016. ISBN: 9781292092676

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  9
Estudo Autónomo  Estudo  60
Trabalhos de grupo  Projectos  40
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Testes escritos individuais: 2 X 32,5%
- Realização e apresentações de 1 trabalho de grupo a ser submetido pela plataforma E-Learning: 1 X 35%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as caraterísticas da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.