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Gestão da Comunicação Intercultural

Código: LGI2201    Sigla: GCI

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI2

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

LGI2ERASMUS

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer os elementos de base relacionados com a gestão de ambientes de comunicação intercultural.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
01. Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais;
02. Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade;
03. Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais;
04. Caracterizar um conjunto de competências centrais com o objetivo de operacionalizar estratégias de comunicação intercultural.

Competências a desenvolver
Após a conclusão desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
- Desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita, da oralidade e da identificação e posterior análise dos processos associados à comunicação intercultural.
- Dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação.
- Conhecer e compreender os padrões mais relevantes da comunicação intercultural nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos. 

Programa

1. A gestão da comunicação intercultural
1.1 Características e benefícios
1.2 Culturas e grupos culturais
1.3 Valores, crenças e comportamentos

2. O modelo contextual da Comunicação Intercultural
2.1 Conceitos fundamentais
2.2 A ética e a comunicação intercultural
2.3 A comunicação intercultural no contexto empresarial

3. Conflitos Interculturais
3.1 Definição de conflito intercultural
3.2 Diálogo intercultural e resolução de conflitos
3.3 Aculturação e choque cultural

4. Competências Interculturais
4.1 Caracterização e tipologias de competências
4.2 As competências interculturais e o planeamento estratégico
4.3 Resolução de problemas interculturais 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais, designadamente valores, crenças e registos comportamentais;
Este objetivo será atingido através dos subcapítulos 1.1 a 1.3;
- Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade, considerando as distintas tipologias de ambientes empresariais;
Este objetivo será concretizado através dos subcapítulos 2.1 a 2.3
- Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais, nomeadamente no contexto das diferenças culturais;
Neste caso particular, o objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos subcapítulos 3.1 a 3.3
- Caracterizar o conjunto de competências centrais com o objetivo de planear estratégias e implementar ações de comunicação intercultural.
Este objetivo será atingido através dos subcapítulos 4.1 a 4.3 

Bibliografia Principal

Jandt, F. ;An Introduction to Intercultural Communication: Identities in a Global Economy, Sage Publications, 2021
Liu, S.; Volcic, Z. Gallois, C. ;Introducing Intercultural Communication: Global Cultures and Contexts, Sage Publications, 2020

Bibliografia Complementar

Klyukanov, I. ;Principles of Intercultural Communication, Routledge, 2020
Martin, J. Nakayama, T. ;Experiencing Intercultural Communication: An Introduction, McGrawHill, 2018

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma abordagem teórico-prática, com o objetivo de aliar as apresentações dos docentes aos contextos mais atuais e significativos da gestão da comunicação intercultural. Para o efeito, será privilegiada a aplicabilidade prática dos conceitos predominantes da gestão da comunicação num cenário intercultural real. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Other  Participação Presencial  9
Group Work  Teste/Exame  24
Seminar  Participação Presencial  3
Study  Estudo  79
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Provas escritas individuais: 30% + 30%
Trabalho de grupo: Projeto de Comunicação Intercultural: 40% (Submissão via plataforma e-learning)

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final escrito, com uma ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais, designadamente valores, crenças e registos comportamentais;
Neste caso o objetivo será atingido através da análise e discussão de casos reais
- Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade, considerando as distintas tipologias de ambientes empresariais;
Este objetivo será concretizado através da operacionalização de contextos empresariais simulados
- Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais, nomeadamente no contexto das diferenças culturais;
No caso do presente objetivo serão utilizados casos práticos seguidos de debates orientados
- Caracterizar o conjunto de competências centrais com o objetivo de operacionalizar estratégias de comunicação intercultural.
O último objetivo pressupõe a elaboração e apresentação de um projeto de comunicação intercultural baseado em dados reais e atuais.