Gestão da Comunicação Intercultural
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI2
LGI2ERASMUS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer os elementos de base relacionados com a gestão de ambientes de comunicação intercultural.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
01. Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais;
02. Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade;
03. Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais;
04. Caracterizar um conjunto de competências centrais com o objetivo de operacionalizar estratégias de comunicação intercultural.
Competências a desenvolver
Após a conclusão desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
- Desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita, da oralidade e da identificação e posterior análise dos processos associados à comunicação intercultural.
- Dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação.
- Conhecer e compreender os padrões mais relevantes da comunicação intercultural nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.
Programa
1. A gestão da comunicação intercultural
1.1 Características e benefícios
1.2 Culturas e grupos culturais
1.3 Valores, crenças e comportamentos
2. O modelo contextual da Comunicação Intercultural
2.1 Conceitos fundamentais
2.2 A ética e a comunicação intercultural
2.3 A comunicação intercultural no contexto empresarial
3. Conflitos Interculturais
3.1 Definição de conflito intercultural
3.2 Diálogo intercultural e resolução de conflitos
3.3 Aculturação e choque cultural
4. Competências Interculturais
4.1 Caracterização e tipologias de competências
4.2 As competências interculturais e o planeamento estratégico
4.3 Resolução de problemas interculturais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais, designadamente valores, crenças e registos comportamentais;
Este objetivo será atingido através dos subcapítulos 1.1 a 1.3;
- Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade, considerando as distintas tipologias de ambientes empresariais;
Este objetivo será concretizado através dos subcapítulos 2.1 a 2.3
- Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais, nomeadamente no contexto das diferenças culturais;
Neste caso particular, o objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos subcapítulos 3.1 a 3.3
- Caracterizar o conjunto de competências centrais com o objetivo de planear estratégias e implementar ações de comunicação intercultural.
Este objetivo será atingido através dos subcapítulos 4.1 a 4.3
Bibliografia Principal
Jandt, F. ;An Introduction to Intercultural Communication: Identities in a Global Economy, Sage Publications, 2021 |
Liu, S.; Volcic, Z. Gallois, C. ;Introducing Intercultural Communication: Global Cultures and Contexts, Sage Publications, 2020 |
Bibliografia Complementar
Klyukanov, I. ;Principles of Intercultural Communication, Routledge, 2020 |
Martin, J. Nakayama, T. ;Experiencing Intercultural Communication: An Introduction, McGrawHill, 2018 |
Métodos de Ensino
As sessões de trabalho seguirão uma abordagem teórico-prática, com o objetivo de aliar as apresentações dos docentes aos contextos mais atuais e significativos da gestão da comunicação intercultural. Para o efeito, será privilegiada a aplicabilidade prática dos conceitos predominantes da gestão da comunicação num cenário intercultural real.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Other |
Participação Presencial |
9 |
|
Group Work |
Teste/Exame |
24 |
|
Seminar |
Participação Presencial |
3 |
|
Study |
Estudo |
79 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
2 Provas escritas individuais: 30% + 30%
Trabalho de grupo: Projeto de Comunicação Intercultural: 40% (Submissão via plataforma e-learning)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame final escrito, com uma ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
- Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais, designadamente valores, crenças e registos comportamentais;
Neste caso o objetivo será atingido através da análise e discussão de casos reais
- Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade, considerando as distintas tipologias de ambientes empresariais;
Este objetivo será concretizado através da operacionalização de contextos empresariais simulados
- Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais, nomeadamente no contexto das diferenças culturais;
No caso do presente objetivo serão utilizados casos práticos seguidos de debates orientados
- Caracterizar o conjunto de competências centrais com o objetivo de operacionalizar estratégias de comunicação intercultural.
O último objetivo pressupõe a elaboração e apresentação de um projeto de comunicação intercultural baseado em dados reais e atuais.